Apoios por isolamento dos filhos em dezembro já ultrapassam total do mês passado

  • ECO
  • 10 Dezembro 2021

A Segurança Social já atribuiu 13,7 mil subsídios de assistência aos filhos ou netos devido a isolamento profilático desde o início de dezembro, superando os apoios solicitados em novembro ou outubro.

Entre os dias 1 e 9 de dezembro, a Segurança Social atribuiu 13,7 mil subsídios de assistência aos filhos ou netos, na sequência de isolamento profilático por contactos com pessoas com Covid-19, um valor superior a todo o mês de novembro (11,9 mil subsídios) e de outubro (9,3 mil subsídios).

Estes números, cedidos ao Público (acesso pago) pelo Ministério do Trabalho, são referentes a pagamentos, pelo que alguns casos deverão tratar-se de apoios processados neste mês, mas referentes a pedidos realizados em novembro. Ou seja, parte dos 13,7 mil apoios pagos no início deste mês resultarão de isolamentos iniciados antes de 1 de dezembro. Ainda assim, é possível aferir que este aumento de pedidos de apoio acompanha a evolução de casos de Covid-19 no país.

O subsídio de assistência aos filhos e netos (crianças até aos 12 anos) — que dura, no máximo, 14 dias e corresponde ao total do salário líquido (para avós, é 65% desse total) — existe quando um trabalhador por conta de outrem fica impedido de trabalhar por causa do isolamento profilático. Quem está em teletrabalho também pode solicitar o apoio, que dá direito a falta justificada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoios por isolamento dos filhos em dezembro já ultrapassam total do mês passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião