Austríacos que recusem ser vacinados contra a Covid-19 enfrentam multas de até 3.600 euros
A multa pode aplicar-se aos cidadãos com mais de 14 anos, ficando apenas excluídas as grávidas e as pessoas, que, por motivos médicos e atestados, não possam receber a vacina.
Os cidadãos austríacos com mais de 14 anos que se recusem a ser vacinados contra a Covid-19 podem incorrer numa multa de até 3.600 euros, anunciou na quinta-feira o governo da Áustria. A vacinação vai tornar-se obrigatória a partir de 1 de fevereiro.
O anúncio foi feito na quinta-feira pelo ministro da saúde austríaco, Wolfgang Mückstein, e pela ministra da Constituição, Karoline Edtstadler, numa conferência de imprensa sobre a proposta de lei sobre as vacinas anunciada há três semanas.
A coima pode aplicar-se a todos os cidadãos com mais de 14 anos, ficando apenas excluídas as grávidas e as pessoas que, por motivos médicos legítimos e devidamente atestados por um médico ou profissional de saúde, não possam receber a vacina, segundo o Financial Times (acesso condicionado).
Esta obrigatoriedade implica a administração de três doses da vacina, sendo cada dose administrada com um intervalo trimestral. O governo austríaco vai fazer um registo com cada administração, de modo a fiscalizar o seu cumprimento. “Para poder viver em liberdade novamente, não há outra maneira a não ser com esta vacina. Existe um inimigo comum, que é o vírus”, justificou a ministra da Constituição.
A decisão sobre a vacinação obrigatória foi tomada depois de discussões com todos os governadores regionais. Na Áustria pouco mais de dois terços da população têm a vacinação completa contra a Covid-19, o que representa uma das taxas de inoculação mais baixas da Europa Ocidental.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Austríacos que recusem ser vacinados contra a Covid-19 enfrentam multas de até 3.600 euros
{{ noCommentsLabel }}