António Laranjo deixa presidência da IP em janeiro e aposta no futebol

António Laranjo deixa a presidência da Infraestruturas de Portugal antes das eleições legislativas antecipadas. Vai para a Federação Portuguesa de Futebol coordenar a candidatura ao Mundial 2030.

O atual presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP) vai cessar funções a 1 de janeiro de 2022, não esperando, assim, pela realização das eleições legislativas, no final do mês. António Laranjo vai passar, assim, para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), onde irá coordenar a candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial 2030.

“O atual presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, cessará funções a partir de 1 de janeiro de 2022“, lê-se no comunicado enviado esta sexta-feira pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Esta mudança, que acontece antes das legislativas antecipadas de 30 de janeiro, acontece porque António Laranjo vai passar para a FPF, onde será o coordenador do projeto técnico da candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Mundial-2030 e da construção da Fase 3 da Cidade do Futebol, lê-se num comunicado da própria FPF.

A responsabilidade de António Laranjo na FPF abrange também a Fase 3 da Cidade do Futebol. Esta nova etapa do projeto inclui a construção do pavilhão destinado ao futsal, assim como as instalações da Portugal Football School e os novos espaços do Canal 11.

O ministério de Pedro Nuno Santos nota que, “atendendo ao período eleitoral que o país viverá no início do ano, o novo Conselho de Administração da IP será nomeado na próxima legislatura” e que, “até lá, a gestão da empresa será assegurada pelo Conselho de Administração em funções”.

“O Ministério das Infraestruturas e da Habitação agradece a dedicação e trabalho de enorme qualidade que António Laranjo levou a cabo na presidência da IP, liderando a empresa num período de grande mudança e investimento, em especial no setor da ferrovia“, lê-se.

António Laranjo tem 63 anos e é licenciado em Engenharia de Produção Industrial e mestre em Gestão de Projetos. Foi presidente da Sociedade Euro-2004, estando desde agosto de 2016 na presidência do Conselho de Administração da IP. Liderou ainda a Ordem dos Engenheiros (Região Sul), foi administrador e diretor geral em diversas áreas da REFER, responsável pelo projeto de alta velocidade da RAVE e presidente da Estradas de Portugal.

(Notícia atualizada às 15h50 com ida de António Laranjo para a FPF)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Laranjo deixa presidência da IP em janeiro e aposta no futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião