“Um carro autónomo necessita de um terabyte de informação por dia”, diz administrador da NOS
O consumo médio diário de um carro sem condutor é "astronómico". Só uma rede com grande capacidade, como a 5G, poderá processar tantos dados, explica João Ricardo Moreira, da Nos.
A presença das telecomunicações na gestão de sistemas de tráfego, como semáforos, ou na gestão das redes de transportes é um trabalho invisível, mas indispensável. No entanto, como explica João Ricardo Moreira, este é também um suporte aos meios de mobilidade, uma área em que a NOS quer posicionar-se, assumindo uma “visão mais completa do tema”.
Em conversa com o ECO, o administrador da NOS para a área da transformação digital, demonstra a importância deste ‘trabalho invisível’, dando como exemplo os carros autónomos. “Um carro autónomo necessita de um terabyte de informação por dia”, explica. “Se pensarmos que isso é um volume de informação absolutamente astronómico, só uma rede com uma grande capacidade de processar esses dados é capaz de dar suporte à sua existência“, acrescenta.
Este é um dos exemplos mais futuristas do trabalho que a operadora está a desenvolver, mas ilustra a importância dos dados no suporte a toda a operação. As plataformas analíticas são, por isso, ferramentas essenciais. Nestas plataformas, como explica o responsável, “com dados agregados dos utilizadores da rede móvel, conseguimos ter uma perspetiva dos grandes fluxos agregados de população, os fluxos pendulares de manhã e noite, de dias de semana e dias de fim-de-semana”. Uma visão completa, que permite tomar decisões e ajustar a rede de acordo com as necessidades.
A introdução do 5G neste ecossistema acrescentará fiabilidade e resiliência que estão “perfeitamente adequadas à gestão de serviços críticos como o da mobilidade e transporte de pessoas”, reforça João Ricardo Moreira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Um carro autónomo necessita de um terabyte de informação por dia”, diz administrador da NOS
{{ noCommentsLabel }}