Com 5G ao virar da esquina, APDC quer líderes das operadoras a debater ainda este ano

O leilão do 5G terminou e a APDC já está a tentar conciliar as agendas dos CEO da Altice Portugal, Nos e Vodafone, no sentido de promover o debate do Estado da Nação das Comunicações.

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) pretende realizar ainda este ano o debate entre os presidentes executivos das três maiores operadoras de telecomunicações, disse ao ECO fonte oficial da instituição. Concluída a fase mais crítica do leilão do 5G, a APDC está já a tentar conciliar as agendas dos líderes da Altice Portugal, Nos e Vodafone.

“Após a conclusão do leilão do 5G, ficou ultrapassado o obstáculo que nos impediu de realizar o debate. Assim sendo, iniciámos os necessários contactos para o realizar o mais brevemente possível, de preferência, antes do final do ano”, confirmou fonte oficial da APDC, quando questionada nesse sentido.

Depois de um ano de 2020 em que a APDC não organizou o seu habitual congresso anual, dedicado à economia digital, por causa da Covid-19, a associação retomou a iniciativa em maio de 2021, em formato híbrido, mas sem o habitual painel do Estado da Nação das Comunicações. Trata-se das poucas, senão a única ocasião em que os CEO das três operadoras rivais aceitam sentar-se à mesma mesa para debater publicamente os temas mais quentes do setor.

Na altura, a APDC justificou-se com o facto de o leilão do 5G estar em curso. O processo exigia a máxima confidencialidade e não era oportuno ter Alexandre Fonseca (Meo), Miguel Almeida (Nos) e Mário Vaz (Vodafone) a esgrimir argumentos em público, ainda mais se tivessem de passar ao lado do tema mais quente, a quinta geração móvel.

Agora, com o 5G ao virar da esquina e o leilão já concluído, a APDC está a tentar encontrar uma data que permita a realização do referido painel: “De momento, aguardamos a conciliação de agendas dos intervenientes e dos meios necessários para o realizar. Infelizmente, porém, ainda não temos nenhuma data confirmada”, acrescentou fonte oficial da APDC.

Seja ainda neste ou no início do próximo ano, o debate entre os três CEO acontecerá num momento crítico para o setor das telecomunicações em Portugal: a Altice estuda a venda da Meo, a Nos declarou-se “vencedora” do leilão do 5G e duas novas operadoras (a Nowo e a Dixarobil) vão lançar redes móveis, rompendo com um mercado que o presidente da Anacom considerou ser “um oligopólio perfeito”.

A própria Anacom será, provavelmente, o tema mais consensual entre os três gestores, que condenam em uníssono o trabalho que tem vindo a ser realizado pela administração do regulador, na pessoa do seu presidente, João Cadete de Matos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com 5G ao virar da esquina, APDC quer líderes das operadoras a debater ainda este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião