Espanha prolonga medidas fiscais de redução do preço da eletricidade

  • Lusa
  • 21 Dezembro 2021

As medidas fiscais prorrogadas, que deveriam expirar a 31 de dezembro, vão ter um impacto anual adicional nas contas públicas de dois mil milhões de euros.

O Governo espanhol decidiu esta terça-feira prolongar por mais quatro meses (janeiro-abril) as medidas em vigor para aliviar o impacto sobre os consumidores do aumento do custo da eletricidade, como a redução do IVA de 21% para 10%.

Essas medidas incluem ainda a diminuição do imposto especial sobre a eletricidade de 5,1% para 0,5%, assim como a suspensão do imposto de 7% sobre a produção de eletricidade.

A decisão do Conselho de Ministros espanhol coincide com o novo recorde de preço no mercado grossista de eletricidade que na quarta-feira será de 360,02 euros por megawatt-hora (MWh) em média por dia, quase mais 10% do que o preço desta terça.

As medidas fiscais prorrogadas, que deveriam expirar em 31 de dezembro próximo, vão ter um impacto anual adicional nas contas públicas de dois mil milhões de euros, segundo a porta-voz do executivo espanhol, Isabel Rodríguez.

O Governo espanhol tinha indicado em setembro passado, quando aprovou este pacote de medidas, que a aplicação deste plano de choque iria deixar o esforço económico dos consumidores para cobrir a sua procura de eletricidade em 2021 ao mesmo nível que em 2018, cerca de 600 euros por ano no caso de um consumidor médio de baixa tensão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha prolonga medidas fiscais de redução do preço da eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião