Preço da eletricidade no Mibel atinge 360 euros/MWh, o sexto recorde em sete dias

Os preços da luz não param de subir. O custo do MWh no Mibel vai atingir 360 euros, o sexto recorde em sete dias. Último máximo tinha sido de 339 euros por MWh na segunda-feira.

O preço médio da eletricidade no mercado grossista ibérico vai atingir esta quarta-feira, 22 de dezembro, um valor nunca antes antes visto, já bem acima da fasquia dos 350 euros: 360,02 euros por megawatt-hora (MWh) em Portugal e Espanha.

De acordo com o operador da plataforma de contratação diária do mercado ibérico de eletricidade (OMIE), os preços na quarta-feira vão oscilar entre um máximo histórico de 380 euros por MWh e um mínimo de 331,40 euros por MWh, um desempenho explicado pelo contínuo aumento dos preços do gás, mas também das licenças para a emissão de dióxido de carbono.

Trata-se assim do sexto recorde registado no Mibel nos últimos sete dias. O valor mais elevado registado até agora tinha sido de 339 euros por MWh na segunda-feira.

  • 16 de dezembro – 302,48 euros por MWh
  • 17 de dezembro – 309,20 euros por MWh
  • 19 de dezembro – 319,63 euros por MWh
  • 20 de dezembro – 339 euros por MWh
  • 21 de dezembro – 327,38 euros por MWh.

Com o preço do gás natural de referência na Europa sete vezes mais caro do que no início do ano, devido à escassez de oferta, os analistas esperam preços ainda mais elevados nos meses de inverno.

Esta terça-feira os preços de referência do gás na Europa (futuros), negociados nos Países Baixos, aumentaram quase 10% para um recorde de 162 euros/MWh, que foi acompanhado pelo respetivo índice britânico, reporta a Reuters. Isto depois dos fornecimentos da Rússia para a Alemanha não terem chegado ao seu destino.

Por isso mesmo, a Península Ibérica não é caso único. Os preços diários da energia na Europa também têm vindo a subir de forma generalizada, mostra o site Energy Live, tendo em conta o registo de temperaturas mais frias e a suspensão de mais centrais nucleares em França.

“Uma combinação de clima mais frio, vento fraco e interrupções nucleares, combinada com preços muito caros do gás natural, fez com que os preços diários da energia na Espanha saltassem para um recorde, enquanto o equivalente francês subia para seu nível mais alto desde 2009. Com o preço do gás natural de referência na Europa sete vezes mais caro do que no início do ano, devido à falta de oferta por parte da Rússia, os analistas esperam preços ainda mais elevados nos meses mais frios do inverno”, escreveu já a Bloomberg.

 

Com a geração eólica de novo a abrandar, os países veem-se forçados a recorrer à queima de gás natural e carvão para gerar energia. Já a energia nuclear não tem sido grande opção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da eletricidade no Mibel atinge 360 euros/MWh, o sexto recorde em sete dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião