Retalho pressiona PSI-20. Lisboa contraria ganhos da Europa

A sessão arranca volátil na bolsa de Lisboa, que negoceia pouco abaixo da linha de água. O setor do retalho pesa no índice de referência, enquanto a EDP impede maiores quedas.

A bolsa nacional arranca o dia com a negociar ligeiramente abaixo da linha de água, depois de ter registado uma recuperação na última sessão. As quedas das retalhistas Sonae e Jerónimo Martins pressionam a praça lisboeta, que contraria a tendência positiva, ainda que ligeira, sentida nas congéneres europeias. A impedir uma maior queda do PSI-20 está a EDP e a Mota-Engil.

No arranque do dia de negociações, o PSI-20 cai 0,09%, para 5.446,68 pontos. Entre as 19 cotadas, a maioria está a desvalorizar, mas a sessão apresenta alguma volatilidade.

Entre as quedas, destaque para a da Sonae, que recua 0,42%, para 0,9500 euros, e para a do BCP, que perde 0,37%, para 0,1337 euros. Em terreno negativo encontra-se também a Jerónimo Martins, cujos títulos desvalorizam 0,40%, para 20,08 euros, e a Galp Energia, que cai 0,14%, para 8,426 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão em alta ligeira.

Já entre as cotadas que começam o dia a ganhar, sobressai-se a família EDP: a casa-mãe do grupo avança 0,38%, para 4,776 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis sobe 0,28%, para 21,70 euros. Nota ainda para a Mota-Engil, que soma 0,88%, para 1,255 euros, e para a Navigator, que valoriza 0,43%, para 3,296 euros.

Pela Europa, o dia é misto. O pan-europeu Stoxx 600 está a subir 0,2%, bem como o francês CAC-40 e o alemão DAX. Já o britânico FTSE 100 e o espanhol IBEX-35 apresentam perdas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Retalho pressiona PSI-20. Lisboa contraria ganhos da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião