Quatro novas famílias tomam controlo da Sanindusa de Aveiro

Dois anos após início das negociações entre acionistas, as famílias Amaro, Batista, Oliveira e Veiga assumem a maioria do capital da empresa de sanitários, que tem cinco fábricas e 460 trabalhadores.

As famílias Amaro, Batista, Oliveira e Veiga, que já detinham em conjunto 44% do capital da Sanindusa, acabam de tomar o controlo maioritário do grupo de Aveiro, que é um dos líderes nacionais na produção de material sanitário.

Através da sociedade S-Zero – Cerâmicas de Portugal, concretizaram a 17 de dezembro a aquisição das posições acionistas representativas dos restantes 56%, que pertenciam a outras quatro famílias (Amaral, Rodriguez, Silva e Ribeiro), apurou o ECO.

As negociações entre os acionistas arrastaram-se durante dois anos devido aos “problemas inerentes à situação pandémica”, com a empresa a relatar que, no contexto desta operação, recebeu ainda o investimento de fundos geridos pela Iberis Capital, que passam a deter uma posição de 10% no grupo aveirense.

Integradas na empresa desde a fundação em 1991 – a produção de sanitários foi iniciada dois anos depois –, as quatro famílias confiam que a equipa de gestão, apoiada por este investidor com experiência em inovação, “reúne assim condições para assegurar um futuro de crescimento e afirmação no tecido empresarial português e no setor a nível europeu”.

Vendas superam os 40 milhões em 2021

A Sanindusa detém atualmente cinco unidades industriais em Portugal, que cobrem as áreas de cerâmica, banheiras e bases de chuveiro em acrílico, torneiras (Grau) e ainda fireclay. Do portefólio fazem ainda parte uma unidade em Espanha (Unisan) e uma empresa no Reino Unido (Sanindusa UK).

Segundo a informação partilhada com o ECO, o grupo que emprega mais de 460 pessoas prepara-se para fechar o exercício de 2021 com um volume de negócios superior a 40 milhões de euros. Mais de metade (55%) da faturação é realizada nos mercados internacionais, contabilizando vendas em 90 países dos cinco continentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quatro novas famílias tomam controlo da Sanindusa de Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião