Huawei inaugura laboratório de 5G e inteligência artificial em Aveiro

Já estão a decorrer testes com esta tecnologia no Porto de Aveiro e fábricas da região. Valor do investimento no laboratório 5GAIner não foi revelado.

É a mais recente aposta da Huawei no 5G. A tecnológica chinesa inaugurou esta terça-feira em Aveiro o laboratório 5GAIner, em parceria com a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto de Telecomunicações (IT). O novo laboratório quer facilitar o desenvolvimento e teste de novas soluções 5G, para mercados verticais. Já estão a decorrer testes no Porto de Aveiro e fábricas da região. Valor do investimento não foi revelado.

O 5G + IA Networks Reliability Center (5GAIner) tem a sua base no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de acção abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na zona, como a Bosch Termotecnologia, S.A. (Bosch TT), onde já decorrem diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização, informa a Huawei.

Este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”, assegura Tony Li, CEO da Huawei Portugal, citado em nota de imprensa.

É de interesse estratégico para Portugal beneficiar do know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campos experimental na área das telecomunicações”, disse Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, na cerimónia de inauguração. “Esta iniciativa da Huawei assume-se como um projecto relevante para gerações futuras”, reconhece.

O projeto dedicado ao 5G e à Inteligência Artificial — com a liderança executiva de Rui Luís Aguiar, docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações — está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020 entre a Huawei, UA e IT, com o objectivo de “apoiar a indústria na criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal”.

“Este laboratório potencia a transição digital, um passo determinante para a economia portuguesa”, refere ainda a tecnológica chinesa, referindo um estudo divulgado este ano pela Deloitte, que aponta que 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G.

A nível mundial, já em 2030, estima-se que a quinta geração móvel tenha um impacto de 1,08 biliões de dólares no PIB, aponta a consultora PwC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei inaugura laboratório de 5G e inteligência artificial em Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião