Bélgica vai encerrar todos os reatores nucleares até 2025
O Governo belga decidiu encerrar todos os sete reatores nucleares do país até 2025, mas vai investir "cerca de 100 milhões de euros em pequenos reatores modulares".
O Governo de coligação da Bélgica chegou a um acordo, esta quinta-feira, para encerrar os sete reatores nucleares do país até 2025. No entanto, segundo uma fonte do Executivo, citada pela agência de notícias France-Presse, as negociações incluem um acordo para investir “cerca de 100 milhões de euros em pequenos reatores modulares“.
O prazo final de 2025 é uma meta que o atual Governo se comprometeu a cumprir quando tomou posse, em outubro de 2020, mas a eliminação progressiva da energia nuclear tem estado consagrada na lei belga desde 2003. Ainda assim, a questão dividiu a coligação formada por sete partidos, entre verdes, socialistas e liberais, do primeiro-ministro, Alexander De Croo.
De acordo com a emissora belga RTBF, durante uma reunião ministerial, o Governo concordou no investimento em “energias renováveis e neutras em carbono”, incluindo energia nuclear de nova geração. À France-Presse, a fonte governamental garantiu que o orçamento para investir na tecnologia já tinha sido preparado.
Além disso, a mesma fonte acrescentou que o acordo mantém o “cenário A” da ministra da Energia, que consiste no abandono total da energia nuclear, e “confirma o mecanismo de investimento posto em prática para substituir a atual energia nuclear, que é obsoleta”.
A energia nuclear é um tema que tem dividido os Estados-membros da União Europeia (UE), numa altura em que está em debate a inclusão deste tipo de energia e do gás natural na taxonomia do bloco comunitário, isto é, na lista das fontes de energia consideradas sustentáveis e elegíveis para investimento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bélgica vai encerrar todos os reatores nucleares até 2025
{{ noCommentsLabel }}