Sanlam avisa acionistas que está em conversações com a Allianz para África

  • ECO Seguros
  • 27 Dezembro 2021

As companhias mantêm conversas sobre alternativas estratégicas para os seus negócios em África exceto interesses na África do Sul, revelou a seguradora africana através da bolsa de Joanesburgo.

A Allianz SE, líder do setor na Europa e a Sanlam, maior operador de seguros em África, estão em conversações sobre opções possíveis para as respetivas atividades no continente africano, excluindo as operações no mercado da África do Sul.

Segundo indicam duas notas breves, divulgadas pela companhia sul-africana através do SENS (serviço de informação de bolsa de Joanesburgo) e dirigidas aos acionistas da Sanlam Limited e Sanlam Life Insurance Limited, ambas emitentes na JSE (Bolsa de Joanesburgo), os destinatários do aviso são informados da existência de conversações entre Allianz SE e a Sanlam, “explorando várias alternativas estratégicas com relação às respetivas unidades de negócio em África (excluindo África do Sul),” mas também aconselhados.

Na eventualidade de alguma dessas opções estratégicas se concretizar em transação concluída com sucesso, isso “poderá ter efeito material no preço dos títulos Sanlam” cotados no mercado. Neste sentido, é recomendado que os “titulares de ações sejam cautelosos” na negociação dos títulos Sanlam “até que seja feita nova comunicação sobre o assunto”, termina a nota do grupo segurador sul-africano.

Enquanto alguma imprensa africana avançou que as conversações em curso deverão conduzir à compra (pela Sanlam) de operações da seguradora germânica localizadas em alguns países africanos, meios especializados limitam-se aos factos anunciados, referindo apenas que as duas empresas recusaram acrescentar detalhes ou desenvolver a informação distribuída ao mercado bolsista.

A Allianz tem atividade relativamente pequena em África, limitando a sua presença a alguns países, entre os quais se incluem Nigéria e o Senegal, nota a agência Reuters (artigo de acesso condicionado). Em 2020, a seguradora germânica realizou menos de 500 milhões de euros de receita no conjunto da sua operação em África, mas pretende expandir naquele continente. Já Sanlam (e a Santam) estão presentes de norte a sul do continente, estendendo operação da costa oeste ao lado oriental de África.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sanlam avisa acionistas que está em conversações com a Allianz para África

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião