UE quer novos poderes para controlar exportações em tempos de crise
Além de colocar em cima da mesa uma resposta conjunta no controlo de exportações, para evitar ações unilaterais de cada país, a proposta da Comissão deverá abordar as dependências externas da UE.
A União Europeia está a ponderar criar um novo conjunto de poderes, incluindo controlar as exportações, para proteger o bloco económico durante períodos de crises. A Comissão Europeia poderá apresentar uma proposta nesse sentido na primavera, de acordo com fontes europeias citadas pela Bloomberg esta sexta-feira. As novas regras farão parte do Instrumento de Emergência do Mercado Único, uma proposta que pretende responder a dificuldades sentidas pela UE durante a crise pandémica.
Em causa estão dificuldades nas cadeias de valor de bens como vacinas e equipamento protetivo da Covid-19. A proposta da Comissão deverá ter novas medidas para quantificar, antecipar e contrariar disrupções no mercado único europeu. Uma das ideias em cima da mesa passa por replicar o sistema de controlo de exportação de vacinas (que irá expirar no final do próximo mês), o qual obriga os fabricantes dentro da UE a ter autorização para exportar doses para países terceiros.
A proposta também poderá permitir à Comissão pedir informação às empresas sobre a capacidade de produção e inventários para, em alguns casos, facilitar a compra conjunta de bens essenciais por parte dos Estados-membros.
Este tema será discutido durante a presidência francesa do Conselho da UE no primeiro semestre de 2022, com a primeira cimeira marcada para 10 e 11 de março em Paris. O objetivo é preservar o mercado interno “em todas as circunstâncias, especialmente quando mais precisamos dele”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, num discurso no início deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE quer novos poderes para controlar exportações em tempos de crise
{{ noCommentsLabel }}