DGS prepara-se para reduzir dias de isolamento, avança Graça Freitas

  • ECO
  • 29 Dezembro 2021

A Direção-Geral da Saúde vai anunciar na quinta-feira de manhã a redução do período de isolamento para pessoas infetadas com Covid-19. Há previsões de 50 mil novos casos por dia.

A diretora-geral da Saúde adiantou esta quarta-feira na RTP3 que esta quinta-feira de manhã será anunciada a redução do período de isolamento, atualmente nos dez dias, para quem está infetado ou para quem teve um contacto de risco. Não haverá diferença entre quem está ou não vacinado, mas o período pode ser diferente para os positivos assintomáticos. Os números da Direção-Geral da Saúde (DGS) apontam para a possibilidade de se atingir os 50 mil casos diários.

Portugal (…) está a equacionar a redução do período de isolamento, com segurança obviamente“, afirmou Graça Freitas, referindo que “está em fase de avaliação” saber se são cinco ou sete dias. A justificação desta mudança “é com base na informação que nos vai chegando que se consegue prever qual é o período ideal para haver um equilíbrio entre a segurança e evitar que fiquem retidas em isolamento demasiado tempo”. A líder da DGS garantiu que “as pessoas não vão perder nenhum privilégio”, nomeadamente as baixas, mesmo que venha a propor que os assintomáticos façam uma autovigilância.

Relativamente à hipótese de se apostar na disseminação do vírus na comunidade como defenderam alguns especialistas nos últimos dois anos, a diretora-geral da Saúde admite que a Covid-19 se torne uma doença sazonal, mas rejeita “que se tirem conclusões tão prematuramente”.

“Nós já vamos na quinta vaga e cada uma das vagas teve associada uma variante diferente e nada nos garante que a Ómicron é a última que vamos ter. Não quer dizer que vai continuar a perder intensidade, não há um caminho linear”, alerta, referindo que é preciso “precaução científica” para com este vírus, dado as variantes que já produziu.

Graça Freitas considera que ainda não é possível dizer que estamos na reta final da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS prepara-se para reduzir dias de isolamento, avança Graça Freitas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião