EUA aplicam sanções económicas a líder bósnio por projeto separatista nos Balcãs

EUA avançaram com sanções económicas ao líder dos sérvio-bósnios Milorad Dodik, e a um canal de televisão, por destabilizar os Balcãs, sendo o mesmo acusado de corrupção e agir por interesse próprio.

Os Estados Unidos impuseram sanções económicas ao líder político dos sérvio-bósnios, Milorad Dodik, na Bósnia e Herzegovina, bem como a um canal de televisão próximo do mesmo, por desestabilizar a região dos Balcãs, avançou a Agence France-Presse (conteúdo grátis, e em inglês).

Após referir-se à união da Bósnia como um fracasso, Dodik acelerou o seu projeto separatista em dezembro ao retirar da República Srpska, a autoridade central, as instituições bósnio-sérvias incluindo o exército e os sistemas judicial e tributário. Em resposta, os EUA irão criminalizar todas as transações e doações americanas ao líder, bem como ao canal de televisão Alternativna Televizija, controlado por uma empresa com ligações ao filho de Dodik.

Brian Nelson, subsecretário do Tesouro dos Estados Unidos para o Terrorismo e Inteligência Financeira, acusou Dodik de ameaçar a estabilidade da Bósnia-Herzegovina, e de toda a região, em função das “atividades corruptas desestabilizadoras” do líder, bem como pelas suas “tentativas de desmantelar os acordos de paz de Dayton, motivadas pelos seus próprios interesses”, pode ler-se em comunicado.

Os acordos de Dayton, negociados em Ohio e mediados pelos EUA em 1995, puseram um fim à guerra na antiga República da Jugoslávia, após mais de 100.000 mortos e acusações de genocídio contra as forças bósnio-sérvias. O acordo dividiu o país em dois, com metade a pertencer aos sérvio-bósnios e a outra a uma federação muçulmano-croata, sendo que os dois lados estão interligados institucionalmente num estado unitário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA aplicam sanções económicas a líder bósnio por projeto separatista nos Balcãs

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião