Irlanda vai acabar com teste negativo obrigatório à chegada de vacinados
O líder irlandês Micheál Martin anunciou o fim da obrigatoriedade do teste negativo aos vacinados à chegada ao país, admitindo desconhecer se haverá novas medidas sugeridas pelas autoridades de saúde.
A Irlanda vai deixar de exigir prova de um teste negativo aos vacinados à chegada ao país, voltando a impor apenas a prova de vacinação ou infeção recente, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro da Irlanda Micheál Martin, segundo noticiado pela Reuters (acesso gratuito, e em inglês).
No mês passado (dezembro de 2021) a Irlanda introduziu a medida como parte de um conjunto de novas normas de combate à Covid-19, juntamente com o encerramento de discotecas, e o fecho de bares e restaurantes às 20h. O país pretende desacelerar a propagação da variante Ómicron, que está na origem dos números recorde a assolar o país, nas últimas duas semanas, e a responsável por quase todas as novas infeções.
O primeiro-ministro irlandês admitiu a confiança na eficácia das atuais restrições e reconheceu desconhecer se haverá alterações às normas, por sugestão das autoridades de saúde, no final desta semana. “A próxima semana, ou os próximos dez dias, vai dar-nos provas em termos do impacto desta variante na gravidade da doença, o que irá permitir decisões informadas num leque de tópicos” acrescentou Micheál Martin em conferência de imprensa.
Em Portugal, desde 1 de dezembro que se mantém obrigatória a apresentação de teste negativo à Covid-19 para todos os voos que cheguem ao país, incluindo vacinados, existindo ainda uma série de restrições em vigor, bem como outras específicas até dia 9 de janeiro. Em balanço divulgado recentemente pelo Ministério da Administração Interna, já foram multados nos aeroportos portugueses quase 2.000 passageiros e 40 companhias aéreas desde 1 de dezembro a 2 de janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Irlanda vai acabar com teste negativo obrigatório à chegada de vacinados
{{ noCommentsLabel }}