Um ano de entra e sai na administração da Galp

A saída de Carlos Costa Pina é a mais recente alteração na equipa de gestão da Galp. Nos últimos 12 meses houve quatro renúncias e há três caras novas.

Na próxima semana faz um ano que a Galp anunciou a mudança de CEO. Numa alteração inesperada, a empresa comunicou a saída de Carlos Gomes da Silva, a meio do mandato, e a sua substituição por Andy Brown, vindo da britânica Shell. Desde então, já saíram quatro membros da comissão executiva. O último foi Carlos Costa Pina, acusado pelo Ministério Público no caso das PPP rodoviárias. Há também três caras novas na administração.

O divórcio com Carlos Gomes da Silva, que entrou para a Galp no início da década de 90 e esteve 14 anos na gestão executiva, não foi litigioso, mas foi tenso. Na altura foi noticiado que o CEO saía em rutura com Paula Amorim, que preside ao conselho de administração enquanto representante da Amorim Energia, a maior acionista da petrolífera, por não ter acelerado atempadamente a transição energética da empresa.

Para o seu lugar veio Andy Brown, que estava na consultora McKinsey, depois de 19 anos na Shell, onde trabalhou sobretudo na exploração e produção de petróleo. A missão que lhe foi entregue foi, no entanto, outra: “Liderar a estratégia da Galp como empresa integrada de energia, alinhada na transição para uma economia de baixo carbono”.

Com o novo presidente executivo, que tomou posse a 5 de fevereiro, vieram também mudanças no conselho de administração, mas só em julho. Saíram três membros executivos de uma assentada: Sofia Tenreiro, responsável pela área comercial, Susana Quintana-Plaza, que tinha o pelouro das renováveis e new business e de Carlos Silva, responsável pela refinação e midstream.

A única entrada foi a de Teresa Abecassis, até então diretora de pessoal, que assumiu o pelouro comercial. Andy Brown foi confrontado com as alterações na conferência com analistas após a apresentação dos resultados do segundo trimestre. Explicou que decidiu as mudanças depois de ter observado o desempenho da equipa executiva e de cada um dos membros, tendo optado por uma equipa mais pequena e ágil. “Agora sim, olho à volta da mesa e tenho absoluta confiança que as pessoas que me rodeiam vão ser capazes de levar a cabo a estratégia, afirmou.

A comissão executiva passou a ser composta por Teresa Abecassis, Filipe Silva, que se manteve como administrador financeiro, Carlos Costa Pina, como COO de Corporate Office e Thore E. Kristiansen, como uma espécie de superadministrador, juntando aos pelouros da produção e operações também o upstream e a parte industrial. Era a equipa do CEO para implementar o novo plano estratégico, anunciado em junho.

Dezembro traria mais novidades. Andy Brown ficara provisoriamente com o pelouro das renováveis até ser encontrado alguém para o assumir. A escolha recaiu em Georgios Papadimitriou, que estava como CEO da italiana Enel Green Power para a América do Norte. Cabe ao grego a missão de “liderar a entrega da estratégia de transição energética”, a nova prioridade da Galp.

Além de Papadimitriou, o conselho de administração passou a contar com mais um não executivo, Javier Cavada Camino, também com um currículo ligado às soluções energéticas com baixo teor de carbono e desde o início do ano CEO da Mitsubishi Power EMEA. Além dos executivos, no órgão presidido por Paula Amorim sentam-se Miguel Athayde Marques, Marta Amorim, Franscisco Teixeira Rego, Carlos Pinto, Luís Todo Bom, Jorge Seabra de Freitas, Diogo Mendonça Tavares, Rui Paulo Gonçalves, Edmar de Almeida, Cristina Neves Fonseca e Adolfo Mesquita Nunes.

O início do ano trouxe uma nova saída, esta forçada por uma acusação do Ministério Público no caso das PPP rodoviárias. Carlos Costa Pina, antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças nos dois governos de José Sócrates, foi acusado de cinco ilícitos de participação económica em negócio, tendo pedido a renúncia ao cargo de administrador executivo da Galp. A empresa, que destaca o seu contributo e profissionalismo, informa que os seus pelouros serão distribuídos pelos restantes membros da comissão executiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um ano de entra e sai na administração da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião