Andy Brown já é presidente da Galp

A Galp decidiu antecipar a entrada em funções do novo CEO em cerca de duas semanas, para esta sexta-feira.

A Galp decidiu antecipar a entrada em funções do novo CEO para esta sexta-feira, em cerca de duas semanas. Desta forma, Andy Brown já é presidente da Galp Energia, adianta a empresa, num comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O Conselho de Administração da Galp decidiu antecipar a data de início de funções de Andy Brown para hoje”, lê-se no comunicado enviado à CMVM. A data prevista era de 19 de fevereiro, sendo assim antecipada por duas semanas.

O britânico sucede a Carlos Gomes da Silva, que deixa a liderança da Galp Energia após seis anos à frente da maior petrolífera portuguesa. A razão para abandonar funções antes do fim do mandato (acabava apenas em dezembro de 2022) não foi divulgada, sendo apenas claro que a saída foi pedida pelo próprio.

“Andy irá liderar a estratégia da Galp como empresa integrada de energia, alinhada na transição para uma economia de baixo carbono”, explica a empresa. Brown ocupou várias funções de gestões na Royal Dutch Shell, tendo sido membro da Comissão Executiva desde 2012. Após o seu percurso na Shell, de onde saiu em 2019, Andy assumiu funções de vice-presidente na SBM, consultor sénior na McKinsey and Co., Consultor na JMJ e Consultor na ZeroAvia, uma empresa start-up / células de combustível para aviação.

A “nomeação de Andy como vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva será submetida a ratificação pelos acionistas na próxima Assembleia Geral da Galp”, adianta a petrolífera.

(Notícia atualizada às 18h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Andy Brown já é presidente da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião