O ataque à liberdade de imprensapremium

O apagão digital de que foram vítimas o Expresso e a Sic Notícias é um sinal perigoso dos tempos que vivemos.

O crime cometido contra os títulos de informação do grupo Imprensaveio demonstrar de forma inequívoca a necessidade de as empresas estarem preparadas para os vetores de risco digitais. Mas veio também, e acima de tudo, recolocar na praça pública a importância social do jornalismo de qualidade e a necessidade da defesa intransigente da liberdade de imprensa - até porque este e outros tipos de ataques podem estender-se a outros títulos. É óbvio que, tendo ocorrido um crime que está sob investigação, não possa haver muita informação disponível. Ainda assim, foi impressionante ver a facilidade com que este tema ocupou a discussão pública nas diversas redes sociais. Apareceram do nada vários comentadores avulsos e pseudo-especialistas para todos os gostos (alguns até insistindo em usar apenas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.