Taxa de desemprego volta a cair na Zona Euro para 7,2%. Portugal mantém-se abaixo da média

Portugal continua a ter uma taxa de desemprego abaixo da média comunitária, fixando-se nos 6,3% em novembro.

A taxa de desemprego voltou a cair na Zona Euro e na União Europeia em novembro, para 7,2% e 6,5%, respetivamente, segundo mostram os dados publicados pelo Eurostat esta segunda-feira. Portugal também registou uma queda, ficando novamente abaixo da média comunitária: a taxa foi de 6,3%.

Segundo as estimativas do gabinete de estatísticas europeu, 13,984 milhões de homens e mulheres na UE, dos quais 11,829 milhões na Zona Euro, estavam desempregados em novembro de 2021. Em comparação com outubro de 2021, o número de pessoas desempregadas diminuiu em 247 mil na UE e 222 mil na Zona Euro, queda ainda mais acentuada face ao mesmo período do ano anterior.

Taxa de desemprego ajustada de sazonalidadeEurostat

Já em Portugal, a taxa de desemprego caiu de 6,4% em outubro para 6,3% em novembro. Neste mês, cerca de 327 mil pessoas estavam desempregadas, revelam ainda os dados do Eurostat. O país continua assim a manter-se abaixo da média registada nos Estados-membros da União Europeia.

Quanto à taxa de desemprego jovem, esta fixou-se nos 15,4% na UE e 15,5% na Zona Euro em novembro, abaixo dos 15,6% e 15,8% registados, respetivamente, no mês anterior. Em Portugal, ao contrário do que se verifica no panorama geral, esta taxa que mede o desemprego nos jovens com menos de 25 anos é superior à média, sendo de 22,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego volta a cair na Zona Euro para 7,2%. Portugal mantém-se abaixo da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião