EUA: Seguradoras vão pagar 8 testes Covid por mês a cada pessoa

  • ECO Seguros
  • 13 Janeiro 2022

Beneficiários de planos de grupo e de seguros de Saúde residentes nos EUA terão direito a reembolso de testes Covid, decidiu o Presidente Joe Biden.

As seguradoras privadas terão de desembolsar um montante correspondente a oito testes Covid-19 por mês a cada pessoa segurada, residente nos EUA, segundo deliberação da administração norte-americana que entra em vigor já no próximo sábado. Este programa de kits de testagem ao novo coronavírus visa ampliar o acesso gratuito a meios de testagem face à rápida propagação de infeções no país.

As famílias que se desloquem às farmácias para comprar (ou adquiram através de canais online) testes aprovados pela agência reguladora dos medicamentos e do setor alimentar (Food And Drugs Admnistration) poderão obter o reembolso da despesa ao abrigo do respetivo plano de saúde ou junto das suas seguradoras, sem sequer precisarem de apresentar uma prescrição.

“Estamos a exigir às seguradoras e aos planos de saúde de grupo para disponibilizarem testes gratuitos a milhões de americanos. Tudo isto faz parte da nossa estratégia global para tornar mais fácil o acesso a testes para utilizar em casa e sem custos”, declarou o secretário da Saúde, Xavier Becerra num comunicado do departamento de Health and Human Services (HHS).

As companhias de seguros e empresas que gerem planos de saúde terão de cobrir o custo de oito testes (PCR ou testes rápidos), por cada pessoa segurada e por mês. Por exemplo, uma família de quatro pessoas incluídas num mesmo plano de saúde poderá realizar até 32 destes testes por mês, cobertos pelo plano de saúde ou seguradora, por um preço máximo de até 12 dólares cada kit, indica a HHS.

A medida inicialmente anunciada por Biden no final do ano passado vai vigorar a partir de 15 de janeiro. Além da obrigação imposta às seguradoras, o Governo vai operacionalizar uma plataforma online para disponibilizar gratuitamente, aos cidadãos norte-americanos que precisem, 500 milhões de kits de testagem rápida para utilização em casa.

Os EUA registaram, a 10 de janeiro, um recorde diário superior a 1,4 milhão de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, um máximo nunca antes alcançado por nenhum outro país na atual pandemia. Segundo dados dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), nos 30 dias contados até aquela data foram infetadas perto de 62 milhões de pessoas nos EUA, tendo sido registados já mais de 830 mil óbitos com a doença do novo coronavírus (covid-19).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA: Seguradoras vão pagar 8 testes Covid por mês a cada pessoa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião