5 coisas que vão marcar o dia
O INE revela como evoluíram as taxas de juro implícitas no crédito à habitação em dezembro, enquanto a IGCP realiza dois leilões de Bilhetes do Tesouro para arrecadar até 1,5 mil milhões de euros.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação em dezembro, ao mesmo tempo que publica a Síntese Económica de Conjuntura relativa a dezembro, reunindo indicadores da procura, da produção, do rendimento e dos preços. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza dois leilões de Bilhetes do Tesouro (BT) com um montante indicativo global até 1,5 mil milhões de euros, enquanto o Eurostat dará a conhecer os dados da produção na construção em novembro e do consumo de energias renováveis na União Europeia em 2020.
IGCP realiza dois leilões de BT para arrecadar até 1,5 mil milhões
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza, pelas 10h30, dois leilões de Bilhetes do Tesouro (BT), com maturidades em 22 de julho de 2022 e 20 de janeiro de 2023 e um montante indicativo global até 1,5 mil milhões de euros. Na semana passada, Portugal colocou 3.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 20 anos.
INE vai medir o pulso à economia
Numa altura em que o ministro das Finanças, João Leão, avisa que é preciso estar vigilante em relação à inflação, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica a Síntese Económica de Conjuntura com os dados da evolução da procura, da produção, do rendimento e dos preços relativos a dezembro. O índice de preços na produção industrial subiu 19,9% em dezembro, face ao mês homólogo de 2020, refletindo o aumento dos preços das matérias-primas, enquanto a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC), também conhecida como inflação, se fixou em 2,7% no último mês de 2021.
Como evoluem os juros da habitação?
Esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação em dezembro. As estatísticas de novembro mostraram uma subida dos juros pelo segundo mês consecutivo, para 0,807%. Considerando apenas o financiamento para “aquisição de habitação”, que é o mais relevante, a taxa fixou-se em 0,821%, um aumento face a outubro.
Produção na construção na UE e Zona Euro
Também esta quarta-feira o Eurostat revela os indicadores da produção na construção na Zona Euro e na União Europeia (UE) referentes ao mês de novembro. De acordo com o gabinete estatístico europeu, Portugal teve a terceira maior quebra mensal no conjunto dos 27 Estados-membros em outubro, enquanto a Zona Euro e a UE tiveram avanços homólogos de 4,4% e 4,2%, respetivamente.
Qual o consumo de energia renovável na UE em 2020?
Ainda esta quarta-feira, o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) divulga os dados do consumo de energia renovável no bloco comunitário relativos a 2020. Em 2019, as energias renováveis representavam 19,7% da energia consumida no conjunto dos 27 Estados-membros, apenas 0,3% abaixo da meta de 20% para 2020. A quota de energia proveniente de fontes renováveis utilizada em atividades de transporte na UE atingiu 8,9% em 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}