Após tornar a vacina obrigatória, Áustria lança lotaria para convencer não vacinados

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Janeiro 2022

Áustria torna-se o primeiro país da UE a tornar a vacina obrigatória. Governo anunciou o lançamento de uma lotaria com oferta de vouchers para usar no comércio, cultura e serviços.

A Áustria tornou-se esta quinta-feira o primeiro país da União Europeia a tornar a vacinação contra a covid-19 obrigatória. A Câmara Baixa do Parlamento da Áustria aprovou um projeto-lei que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória para adultos a partir de 1 de fevereiro, aplicando multas para quem não cumprir que podem ir de 600 até 3.600 euros.

Todos os partidos, com exceção da extrema-direita, aprovaram a medida por 137 votos a favor e 33 contra.

Horas antes do Parlamento aprovar a medida, o Governo austríaco tinha anunciado o lançamento de uma lotaria nacional para encorajar os não vacinados a tomarem a vacina contra a Covid-19, avança a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

O que há para ganhar na lotaria da vacinação? Vouchers!”, disse o chanceler austríaco, Karl Nehammer, numa conferência de imprensa lado a lado com a líder da oposição social-democrata, Pamela Rendi-Wagner, com quem a medida foi negociada.

Nehammer afirmou que queria que houvesse uma recompensa financeira para aqueles que optam por se vacinar contra a Covid-19, numa altura em que a Áustria tem uma das mais baixas taxas de vacinação da Europa Ocidental, de cerca de 72% da população. “Aprendemos com o passado e vimos que uma lotaria de vacinação é a melhor forma possível de criar um sistema deste tipo”, acrescentou.

Cada cidadão, já vacinado ou não, terá direito a um bilhete por cada vacina tomada – no total, podem ter até três, para aqueles que já tiverem sido vacinados com a dose de reforço.

A cada 10.º bilhete é oferecido um voucher de 500 euros, segundo o chanceler, que acrescentou, na sua conta no Twitter, que os vales de oferta podem ser utilizados no “comércio, turismo, hotelaria, serviços, cultura e desporto”. De acordo com o vice-chanceler do país, Werner Kogler, o objetivo desta medida é apoiar as empresas austríacas e evitar o mais possível o comércio online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após tornar a vacina obrigatória, Áustria lança lotaria para convencer não vacinados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião