Segurança Social: Gestor de contribuintes vai acompanhar 653 empresas
Modelo vai ser reconfigurado. Contribuintes estratégicos correspondam a 0,2% do total de entidades empregadoras, mas representam 25,6% dos trabalhadores e 30,8% das contribuições.
A Segurança Social vai reconfigurar o modelo do Gestor do Contribuinte, que passará a ter alcance nacional e não distrital. Serão criados 40 gestores, para acompanhar 653 entidades empregadoras, consideradas estratégicas.
“Foram definidos dois grandes critérios de seleção: o volume de contribuições declaradas e o número de trabalhadores vinculados. Identificaram-se as maiores entidades empregadoras que cumpriam os dois critérios, e chegou-se a um universo de 653 contribuintes estratégicos”, afirma fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao ECO.
Embora estes 653 contribuintes correspondam a apenas “0,2% do total nacional de entidades empregadoras”, representam “25,6% do número total de trabalhadores vinculados e 30,8% do total mensal de contribuições declaradas”, adianta.
Já hoje existe a figura do Gestor do Contribuinte, mas este atua num âmbito distrital. “O novo modelo de organização e atuação difere do anterior por passar a ter um alcance nacional“, explica o Ministério de Vieira da Silva. “A partir de agora vamos ter uma equipa nacional de Gestores do Contribuinte, a acompanhar as maiores entidades empregadoras do país, independentemente de onde se localiza a sede da mesma”, acrescenta.
Para já, vão ser criados 40 gestores do contribuinte e o acompanhamento nos novos moldes deverá ter início a partir de março.
“Assim que forem designados, os Gestores do Contribuinte apresentar-se-ão às entidades da sua carteira e disponibilizarão os seus contactos. Cada empresa será contactada diretamente”, continua a mesma fonte. O acompanhamento termina se a empresa deixar de reunir os critérios.
O Fisco também tem uma Unidade de Grandes Contribuintes, que acompanha 417 empresas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Segurança Social: Gestor de contribuintes vai acompanhar 653 empresas
{{ noCommentsLabel }}