Tensão na Ucrânia afunda bolsas. Europa cai 3% e Wall Street também está sob pressão

Os investidores estão receosos com a situação de tensão vivida entre a Ucrânia e a Rússia, numa altura em que se aguardam também decisões importantes da Fed.

As bolsas arrancam a semana em forte baixa, numa altura em que as tensões entre a Rússia e a Ucrânia começam a pesar no sentimento dos investidores. Na Europa, o índice de referência Stoxx 600 regista perdas de 3%, enquanto a sessão em Nova Iorque arrancou em terreno negativo, na véspera do início da reunião de política monetária da Fed.

Uma invasão da Ucrânia pela Rússia pode estar iminente. Os EUA pediram à embaixada em Kiev para que os diplomatas norte-americanos e famílias abandonem o país, referindo que a ação militar russa pode ocorrer a qualquer momento, desencadeando uma guerra.

Além disso, são também esperadas decisões de política monetária da Fed na próxima quarta-feira, no final da reunião de dois dias, onde poderá ser dada a indicação de quando vai ocorrer o primeiro aumento das taxas de juro desde 2018. Os dois fatores estão a condicionar as bolsas, de acordo com os analistas.

Perante este cenário, o industrial Dow Jones cai 1,2%, recuando pelo sétimo dia consecutivo. O S&P 500 perde 1,6% e o tecnológico Nasdaq cede 2%. Já na Europa, o Stoxx 600, índice que agrega as 600 principais cotadas, cai 3,3%.

Em Wall Street, os investidores estão a antecipar também uma série de resultados de empresas de tecnologia esta semana. Cotadas como a Microsoft, que recua 1,90%, para 290,41 dólares; a Apple, que perde 1,75%, para 159,56 dólares; e a Tesla, que cai 6,03%, para 886,98 dólares, vão revelar as contas trimestrais esta semana.

Nesta sessão, os preços do petróleo encontram-se em queda. O barril de Brent cai 1,57% em Londres, para 85,71 dólares, enquanto o crude WTI recua 1,64%, para 83,50 dólares.

(Notícia atualizada às 15h)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensão na Ucrânia afunda bolsas. Europa cai 3% e Wall Street também está sob pressão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião