Trabalhadores levam Gulbenkian a tribunal por causa da venda da Partex

  • ECO
  • 31 Janeiro 2022

14 trabalhadores da Partex levaram a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) a tribunal, por considerarem ter o direito de oposição à transmissão dos contratos aquando da venda aos tailandeses.

Um grupo composto por pouco mais de uma dezena de trabalhadores da Partex, que inclui os membros da comissão de trabalhadores da petrolífera, levaram a Fundação Calouste Gulbenkian a tribunal, contestando a venda e liquidação da empresa, noticia o Público esta segunda-feira (acesso condicionado).

A Partex, fundada por Calouste Gulbenkian em 1938, foi vendida há dois anos pela fundação à empresa estatal tailandesa PTT Exploration, por mais de 600 milhões de euros. Mas a sua atividade deu-se por “total e definitivamente encerrada” a 31 de dezembro de 2021, com a maioria dos contratos de trabalho a cessar nessa data.

Atualmente, a empresa mantém apenas os trabalhadores necessários para a “liquidação e extinção”, mas 14 trabalhadores entendem que tinham o direito de consulta e oposição à transmissão dos seus contratos para outro empregador aquando da venda da empresa. O processo, que arrancou em outubro de 2020, tem a primeira sessão de julgamento marcada para 21 de fevereiro, no Juízo do Trabalho de Cascais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores levam Gulbenkian a tribunal por causa da venda da Partex

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião