Bolsa de recrutamento coloca 860 técnicos superiores na administração pública

  • Lusa
  • 31 Janeiro 2022

Através desta bolsa, criada em 2019, foram colocados 860 trabalhadores, dos quais 560 já celebraram contrato com o Estado.

A bolsa de recrutamento centralizado de 1.000 técnicos superiores da administração pública, criada há mais de dois anos, resultou na colocação de 860 trabalhadores, dos quais 560 já celebraram contrato com o Estado, avançou esta segunda-feira a tutela.

Este é o balanço dos quatro procedimentos de oferta de colocação realizados no âmbito do recrutamento centralizado para 1.000 técnicos superiores da administração pública, lançado em julho de 2019 pelo Governo.

Segundo a informação avançada à Lusa por fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, as listas provisórias do 4.º procedimento de oferta de colocação (POC4) foram publicadas esta segunda e neste procedimento prevê-se a colocação de 170 candidatos.

Estão ainda em reserva cerca de 150 candidatos que poderão concorrer a futuros procedimentos, indica o gabinete da ministra Alexandra Leitão.

Nos três anteriores procedimentos foram colocados 690 candidatos o que significa que, somando-se agora aos 170 candidatos colocados no POC4, atingiu-se um total de 860 colocações.

Para cerca de 860 candidatos, houve um encontro entre a necessidade do serviço e a manifestação de preferência do candidato”, sublinha o ministério.

Para os 170 candidatos que foram agora colocados no âmbito do POC4, segue-se a fase de audiência prévia, sendo depois publicada a lista de colocação definitiva e a celebração de contratos entre os candidatos e os serviços.

A mesma fonte indica ainda que, dos 690 candidatos colocados nos três primeiros POC “cerca de 560 assinaram contratos com os serviços, o que significa que mais de 80% dos candidatos colocados têm neste momento contrato assinado com o respetivo serviço”.

O número de candidatos contratados deverá ainda aumentar, após a fase de celebração de contratos dos 170 candidatos colocados no POC 4, que ainda irá decorrer”, acrescenta.

A maioria dos candidatos colocados pertence ao planeamento, controlo e avaliação (cerca de 300 candidatos) e à área jurídica (cerca de 240 candidatos).

De acordo com os dados do gabinete, nas fases de seleção dos quatro procedimentos “foi possível constituir uma bolsa de recrutamento de cerca de 1.200 candidatos”.

O ministério avança que entre os organismos que receberam técnicos superiores através do recrutamento centralizado estão, por exemplo, o Centro de Competências em Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas (cerca de 40 contratos assinados), o Centro de Competências de Apoio à Política Externa (mais de 50 contratos assinados) e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (mais de 60 contratos assinados).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de recrutamento coloca 860 técnicos superiores na administração pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião