Lisboa é mais cara, mas preço das casas no Porto disparou 12% no espaço de um ano

Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o metro quadrado nacional fixou-se em 1.250 euros. Lisboa foi a cidade mais cara, com uma subida de 1,5%, mas no Porto o preço disparou 12%.

As casas ficaram 12,2% mais caras no terceiro trimestre, com o metro quadrado a custar 1.311 euros. Contudo, analisando os últimos 12 meses terminados em setembro, os números indicam um preço de 1.250 euros por metro quadrado, revelamos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Comparando as duas principais cidades do país, embora Lisboa continue a ser a mais cara, teve um aumento de apenas 1,5% dos preços, enquanto no Porto as casas ficaram 12% mais caras.

Lisboa continua a ser a cidade mais cara para comprar casa, mas no espaço de um ano os preços subiram apenas 1,5% para 3.427 euros o metro quadrado, quase o triplo da mediana nacional (1.250 euros por metro quadrado), refere o INE.

Entre as 24 freguesias de Lisboa, seis viram os preços caírem. No Beato, os preços dispararam 16,6% para 2.678 euros por metro quadrado, enquanto a maior descida foi em Santa Maria Maior: -24,5% para 4.058 euros por metro quadrado.

Evolução do preço mediano de venda das casas nas freguesias de Lisboa entre outubro de 2020 e setembro de 2021. | Fonte: INE

Analisando o valor do metro quadrado, Santo António continua a ser a freguesia mais cara (5.455 euros), embora os preços tenham descido 1,5%, e Santa Clara ainda é a mais barata (2.440 euros), mesmo com uma subida de 16,1% nos preços.

Vejamos um exemplo. Comprar um apartamento T2 com 70 metros quadrados em Santo António, na zona da Avenida da Liberdade, poderia custar cerca de 382 mil euros, enquanto o mesmo T2 em Santa Clara, entre o Lumiar e Odivelas, custaria cerca de 171 mil euros.

Ramalde destrona Campanhã e passa a ser a mais barata

No Porto, os preços subiram 12,3% para 2.224 euros o metro quadrado, quase o dobro da mediana nacional, mas abaixo da mediana de Lisboa, refere o INE. Das sete freguesias do Porto, apenas uma teve uma descida dos preços.

Em Paranhos foi onde os preços mais subiram: dispararam 55,9% para 2.022 euros por metro quadrado, enquanto o Bonfim assistiu à única descida dos preços no espaço de um ano: -0,6% para 1.960 euros o metro quadrado.

Evolução do preço mediano de venda das casas nas freguesias do Porto entre outubro de 2020 e setembro de 2021. | Fonte: INE

Por sua vez, e analisando o valor do metro quadrado, Ramalde destronou Campanhã e passou a ser a freguesia mais barata para comprar casa no Porto, com o metro quadrado avaliado em 1.914 euros. Por sua vez, a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde foi a mais cara, com o metro quadrado a custar 2.935 euros (+5,3%).

Por exemplo, comprar um apartamento T2 com 70 metros quadrados em Ramalde, na zona do NorteShopping, poderia custar cerca de 134 mil euros, enquanto o mesmo T2 na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, na zona do Parque da Cidade do Porto, custaria cerca de 205 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa é mais cara, mas preço das casas no Porto disparou 12% no espaço de um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião