Rio diz que ainda vai estar no Parlamento para votar o OE
Rui Rio garante que vai tomar posse como deputado, que estará "de certeza absoluta" na votação do OE2022 e defende que "o escrutínio e fiscalização" ao Governo deve "ainda ser mais apurado".
O Presidente do PSD garante que vai tomar posse como deputado e que vai estar “de certeza absoluta” na votação do Orçamento de Estado para 2022. Quanto a um eventual regresso dos debates quinzenais, Rui Rio mantém a sua posição, referindo que um “espetáculo parlamentar para abrir telejornais não é escrutínio nenhum”.
Questionado sobre uma eventual saída da liderança do PSD, Rui Rio disse não querer acrescentar mais nada ao que foi dito no domingo, referindo que o tema “deve ser pensado na comissão politica nacional e não na praça pública”, que se vai reunir amanhã. No entanto, o presidente do PSD garantiu que “vai seguramente tomar posse” como deputado e foi mais longe: “No Orçamento de 2022 vou estar de certeza absoluta”, atirou, em declarações aos jornalistas, após a audiência com o Presidente da República, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro, na sequência das eleições de domingo.
Em face da maioria absoluta do Partido Socialista, o líder dos sociais-democratas defende que “o escrutínio e fiscalização do Governo” por parte da Assembleia da República “deve ser ainda mais apurado”, mas continua a discordar do regresso dos debates quinzenais, medida que vai ser proposta pela Iniciativa Liberal. “Estou a falar em escrutínio e fiscalização do Governo, não estou a falar em espetáculo parlamentar para abrir telejornais que isso não é escritinho nenhum”, sinalizou.
Nesse sentido, Rui Rio considera que as equipas ministeriais têm de estar “mais assiduamente no Parlamento porque a maioria anterior do PS é de má memória” e reforça que “o regimento da Assembleia já hoje prevê debates desse género que não têm sido cumpridos”.
Questionado sobre o tema da vice-presidência de um deputado do Chega, Rui Rio lembra que André Ventura ainda não anunciou quem poderá sugerir e que só depois disse verá “com atenção” porque não conhece os outros deputados. Além disso, o presidente do PSD relembra que o voto é secreto, pelo que “a posição dos partidos não é muito relevante”. Questionado sobre a legitimidade do Chega para propor um nome, Rui Rio foi taxativo: “Em termos regimentais seguramente”, disse, acrescentando, que “há democracia e respeitamos a vontade popular”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rio diz que ainda vai estar no Parlamento para votar o OE
{{ noCommentsLabel }}