Iniciativa Liberal quer “reintroduzir de imediato” os debates quinzenais

Após a audição com o Presidente da República, João Cotrim Figueiredo revelou que a Iniciativa Liberal quer "reintroduzir de imediato" os debates quinzenais para que haja um "escrutínio mais apertado".

A Iniciativa Liberal (IL) vai avançar com uma proposta na Assembleia da República para “reintroduzir de imediato” os debates quinzenais. Objetivo é haver um escrutínio mais apertado ao Governo, tendo em conta a maioria absoluta do Partido Socialista.

“Uma maioria absoluta tem que dar lugar a um escrutínio muito mais apertado”, elencou João Cotrim Figueiredo, à saída da audição com o Presidente da República, tendo um vista a indigitação do primeiro-ministro, na sequência das eleições legislativas de domingo.

Nesse contexto, a Iniciativa Liberal vai “propor uma alternação do regimento da Assembleia da República para reintroduzir de imediato os debates quinzenais”, revelou o presidente do partido. Também André Ventura, do Chega, disse esta quarta-feira que vai propor o “retorno imediato” dos debates quinzenais com o primeiro-ministro.

Já o socialista José Luís Carneiro, quando questionado sobre esta matéria, atirou: “São competências da Assembleia da República. Vamos aguardar pela sua instalação e os diferentes líderes parlamentares decidirão sobre o modo de funcionamento do Parlamento“.

Além disso, João Cotrim Figueiredo sublinhou ainda esta quarta-feira que com a maioria absoluta do PS tem de haver um maior escrutínio ao fundos que serão atribuídos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), por forma a não correr o risco de “os fundos serem mal baratados e resultarem apenas no final num montanha de dívida sem retorno económica-social para o país”, defendeu.

A Iniciativa Liberal adiantou ainda que vai apresentar uma nova Lei de Bases da Saúde, com o intuito de existir uma “reforma profunda no SNS”, pelo que insta o Governo a dialogar sobre esta proposta. “Se o PS está verdadeiramente disponível ao diálogo e se deixou de depender da extrema-esquerda virá certamente a jogo e negociará connosco a bem dos portugueses e daqueles que continuam a sofrer“, atirou João Cotrim Figueiredo.

Por fim, a Iniciativa Liberal diz ainda que esta é “uma boa altura para levantar o tema da revisão eleitoral”, sinalizando que o sistema atual “deixou nestas eleições 680 mil pessoas sem representação no Parlamento” e que os resultados dos portugueses que vivem no estrangeiro ainda não foram apurados. “Isto é um problema sério de representatividade democrática ao ponto de afetar a própria lógica constitucional que exige proporcionalidade nos sistemas eleitorais”, concluiu.

(Notícia atualizada às 19h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iniciativa Liberal quer “reintroduzir de imediato” os debates quinzenais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião