BCE discute política monetária pressionado pela inflação

  • Lusa
  • 3 Fevereiro 2022

Responsáveis do banco central liderado por Christine Lagarde reúnem-se esta quinta-feira para discutir a política monetária da Zona Euro, depois de a inflação ter batido novo recorde em janeiro.

O Banco Central Europeu (BCE) realiza esta quinta-feira a sua primeira reunião de política monetária deste ano pressionado pela inflação, que atingiu um novo máximo na Zona Euro em janeiro.

A principal missão da instituição monetária é limitar o aumento de preços, que atingiu 5% em 2021 na Zona Euro, impulsionado pelos preços da energia e pelo impacto da escassez de produtos e matérias-primas.

Em janeiro, a inflação atingiu um novo máximo de 5,1% na Zona Euro, segundo uma estimativa rápida do Eurostat. O objetivo de inflação fixado pelo BCE é de 2% a médio prazo, estando muito acima dessa meta.

No entanto, os analistas consideram, maioritariamente, que no imediato os dirigentes do BCE devem deixar a sua política monetária inalterada, com as taxas de juro a permanecerem nos níveis muito baixos em que se encontram.

O BCE deve “confirmar uma posição de firmeza quanto à inflação”, mas afastando-se de “qualquer especulação sobre aumentos prematuros das taxas”, considerou Carsten Brzeski, economista do banco ING, citado pela AFP.

“A inflação na zona do euro é impulsionada em grande parte pela falta de oferta e não pelo excesso de procura ou por uma economia sobreaquecida”, explicou Elga Bartsch, economista chefe da BlackRock.

Na opinião de Brzeski, um endurecimento da política monetária “não teria grande utilidade para transportar mais rapidamente os produtos da Ásia para a Europa ou para reduzir os preços da energia”.

Por outro lado, se as tropas russas invadirem a Ucrânia, os preços da energia voltarão a aumentar, sendo a Rússia o principal fornecedor de gás da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE discute política monetária pressionado pela inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião