Sub-variante da Ómicron alastra rapidamente na África do Sul
Sub-variante descoberta na África do Sul e Botsuana em 2021 poderá causar novo pico de infeções. BA.2 é dominante em sete províncias sul-africanas mas EMA diz ser cedo para saber se é mais contagiosa.
Uma sub-variante da Ómicron está a alastrar-se na África do Sul, e poderá originar um segundo aumento de infeções durante a atual vaga, avançou a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês)
A sub-variante BA.2 foi descoberta na África do Sul e no Botsuana em novembro de 2021, e os estudos apontam para que seja mais transmissível que a variante Ómicron original. Tulio de Oliveira, professor de bioinformática e conselheiro do Governo sul-africano para a pandemia, explicou esta quarta-feira que a atual vaga pode atingir um novo pico, durante uma apresentação na universidade de Stellenbosch.
Os dados apontam que a infeção por uma das sub-variantes, BA.1 ou BA.2, poderá não assegurar a imunidade contra nova infeção pela outra sub-variante em causa. Contudo, com base em surtos observados na Dinamarca e no Reino Unido, também não existe indicação de que a sub-variante BA.2 cause uma infeção de maior gravidade.
Apesar dos resultados apontados por Oliveira, Marco Cavaleri, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA – sigla inglesa), reconhece o crescimento da infeção pela variante BA.2, mas referiu, em conferência de imprensa, que ainda é “demasiado cedo para dizer até que ponto essa segunda linhagem da Ómicron é mais grave em termos de transmissibilidade e evasão imunológica”.
Segundo Oliveira, professor envolvido na descoberta da variante beta em 2020, a BA.2 é dominante em sete das nove províncias sul-africanas. Em Portugal, a linhagem BA.2 já foi detetada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em amostras aleatórias datadas de 27 de dezembro a 2 de janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sub-variante da Ómicron alastra rapidamente na África do Sul
{{ noCommentsLabel }}