Media Capital vende rádios à Bauer por 69,6 milhões

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Fevereiro 2022

Dona da TVI e da CNN Portugal confirmou em comunicado a venda da Media Capital Rádios, que inclui a Rádio Comercial, ao grupo Bauer Media por 69,6 milhões de euros.

A Media Capital anunciou a venda da Media Capital Rádios ao grupo Bauer Media por 69,6 milhões de euros, depois de ter confirmado esta manhã que o acordo estava “em vias” de conclusão. Segundo a dona da TVI e CNN Portugal, o montante ainda está sujeito a ajustamentos no fecho da transação, que deverá ocorrer ainda durante o primeiro semestre deste ano.

Num comunicado divulgado através da CMVM, o grupo Media Capital informa que o contrato de compra e venda de ações com a Bauer Media Audio Holding GmbH é relativo a 200 mil ações representativas de 100% do capital social e dos direitos de voto da Media Capital Rádios, uma subsidiária detida integralmente pela Meglo – Media Capital Global, que por sua vez é detida a 100% pela Media Capital.

A Media Capital Rádios é o negócio de rádios do grupo, que inclui a Rádio Comercial, Smooth FM, Vodafone FM, M80 e Cidade FM, entre outras. A Comercial, em particular, tem vindo a ser reconhecida como líder de audiências em Portugal.

“O preço da aquisição da totalidade das ações da Media Capital Rádios ascende a 69.600.000,00 euros (sessenta e nove milhões e seiscentos mil euros), sujeito a ajustamentos no fecho da transação”, lê-se no mesmo comunicado, que acrescenta que a venda aguarda ainda a aprovação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Estimando que a transação se concretize ainda durante o primeiro semestre de 2022, a Media Capital refere que o objetivo da venda é “acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital”.

Nesse sentido, o grupo prevê que “a transação resultará numa mais-valia nas contas consolidadas da Media Capital, sendo estimado um valor próximo de EUR 50.000.000,00 (cinquenta milhões euros) que poderá ser corrigido em função dos ajustamentos no fecho da transação”.

Esta aquisição assinala a entrada do Grupo Bauer no mercado português, cujo negócio de áudio está, assim, presente em nove países. “A transação consolida o posicionamento da Bauer como líder europeu de radiodifusão comercial, aumentando a sua audiência para mais de 61 milhões de ouvintes semanais de estações de rádio, áudio por subscrição, podcasts e serviços de áudio digital premium“, sublinha, em comunicado, o grupo sediado na Alemanha.

Citado no comunicado, o diretor de Operações do Grupo Bauer, Paul Keenan, assume “o compromisso de continuar a oferecer informação de confiança, grandes músicas e entretenimento à audiência portuguesa, a par do investimento e da inovação”.

(Notícia atualizada às 18h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Media Capital vende rádios à Bauer por 69,6 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião