Graça Freitas admite fim do isolamento para infetados assintomáticos

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2022

A diretora-geral da Saúde aponta que poderá existir um relaxamento das regras, mas alertou que é necessário ter cautela e que ainda se vão esperar alguns dias para avaliar a situação.

A diretora-geral da Saúde admite algumas mudanças nas medidas da pandemia nos próximos tempos, nomeadamente o fim do isolamento para casos positivos de Covid-19 sem sintomas, sendo que devem também ser consideradas novas regras para os contactos de risco.

Quanto ao fim do isolamento, Graça Freitas apontou que “para os casos, sim”, mas “para os doentes, não”. “Os doentes continuam a ter direito ao seu isolamento, estão no auge da sua transmissibilidade”, explicou, no programa da CNN Fim de Tarde, adiantando que poderá haver uma “redução dos dias de isolamento e outras medidas para os contactos próximos dos infetados”, decisões condicionadas “pelos próximos dias”.

A responsável apontou que a pandemia está numa fase de “transição”, e que o pico da corrente vaga em Portugal “provavelmente” já passou. Ainda assim, alertou para outros exemplos de epidemias de gripe, em que houve picos consecutivos. “Vamos ter um bocadinho de cautela e esperar mais uns dias”, apontou, deixando assim por definir a eventual redução de medidas de restrição.

Graça Freitas anunciou ainda a modalidade Casa Aberta vai ser alargada a crianças entre os 5 e 11 anos no sábado e domingo até às 13 horas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Graça Freitas admite fim do isolamento para infetados assintomáticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião