Editorial

O Banco de Fomento e as empresas politicamente estratégicaspremium

O que vai ser o Banco de Fomento? Os sinais não nos podem deixar descansados sobre a forma como será usado no financiamento às empresas.

O Banco de Fomento é uma daquelas ideias que faz todo o sentido no papel... se funcionasse como se vê na Alemanha, por exemplo, mas que tem tudo para dar maus resultados em Portugal. E sucedem-se os exemplos que suscitam enormes dúvidas sobre o que será a atuação desta instituição financeira liderada por Beatriz Freitas no financiamento às empresas. Teme-se o pior, e isto só agora está a começar. Recentemente, o jornal Observador revelou que o programa FACE, o fundo público lançado em 2009 que investiu em empresas como a Dielmar, La Seda, Tegopi, Alisuper, ex-Aerosoles (Investvar), nunca teve resultados positivos, e no final de 2020 já tinha perdido 84 dos 94 milhões do capital disponibilizado. Como é que se chegou até aqui? E que modelos de avaliação de risco e de compliance foram

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.