Vodafone começa a restabelecer rede 4G

  • Joana Abrantes Gomes
  • 8 Fevereiro 2022

A Vodafone iniciou esta tarde o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G. Segundo a operadora, este arranque está de momento condicionado a zonas restritas do país.

Depois do ciberataque que atingiu a Vodafone a noite passada, a operadora começou esta tarde a restabelecer os serviços base de dados móveis da sua rede 4G. Para já, a velocidade máxima deste serviço está com algumas limitações, estando a ser reposto em zonas restritas do país, mas será “gradualmente” expandido ao maior número possível de clientes, informou a empresa.

Em comunicado, a Vodafone Portugal anuncia que “iniciou o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição”. Apesar de, neste momento, estar “condicionado a zonas restritas do país”, o restabelecimento da rede 4G será gradualmente alargado ao maior número possível de clientes.

Contudo, a empresa alerta que o serviço está sujeito “a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida”. Esta limitação serve para garantir “uma melhor monitorização da utilização da rede” e “uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada” aos clientes, explica.

Na manhã desta terça-feira, o presidente executivo da Vodafone Portugal disse esperar, em conferência de imprensa, que a empresa conseguisse recuperar o serviço de dados móveis 4G durante esta tarde. Mário Vaz afirmou ainda estar a trabalhar no sentido de recuperar, de seguida, os serviços de telefone fixo e de SMS para grandes clientes.

Além disso, o gestor assegurou que não há “qualquer indício” de que tenha havido acesso a dados pessoais dos clientes ou “corrupção” dos mesmos, dado que “o ataque foi dirigido à rede” e não aos sistemas. O serviço de internet fixa foi o único que não foi afetado pelo ciberataque.

A operadora promete continuar a atualizar os clientes sobre a evolução da reposição dos serviços “sempre que justificável”.

(Notícia atualizada às 19h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone começa a restabelecer rede 4G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião