Portugal integra novo fundo de fundos e balcão único de atração de talento tecnológico

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2022

A criação de um novo balcão único, de âmbito europeu, vai permitir agilizar o processo de emissão de vistos de entrada no espaço europeu.

Portugal formalizou esta terça-feira a sua participação no processo de criação de um fundo de fundos europeu destinado a startups e scales-up europeias e de criação de um balcão único de atração de talento tecnológico.

De acordo com uma nota do gabinete do ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital divulgada, a participação no processo de criação deste tipo de fundo de fundos vai “permitir o acesso a rondas de investimento de verbas mais elevadas, necessárias nas suas últimas fases de desenvolvimento”.

Pretende-se ainda “promover a retenção na Europa deste tipo de empresas, evitando, assim, o êxodo que se observa na deslocalização para outras regiões (nomeadamente EUA)”, sendo que “este instrumento resultará de parcerias entre os Estados-membros e o FEI com o objetivo de atingir uma dotação de 10.000 milhões de euros”.

Paralelamente, “e com o objetivo de promover a atração de talento altamente qualificado, foi igualmente formalizada a subscrição de uma Declaração Conjunta visando a criação de um novo balcão único, também de âmbito europeu, que permita agilizar o processo de emissão de vistos de entrada no espaço europeu, respondendo ao desafio da falta de mão-de-obra qualificada na área do digital”.

As iniciativas acontecem no âmbito da declaração europeia sobre “‘Startup Nations Standards of Excellence’, concretizada em 2021 pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, e constituem já uma materialização do mandato conferido à Europe Startup Nations Alliance (ESNA/Estrutura Europeia para o Empreendedorismo), com vista à aceleração e incremento da competitividade do setor tecnológico europeu”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal integra novo fundo de fundos e balcão único de atração de talento tecnológico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião