Estado incapaz de cobrar 26 milhões à Jerónimo Martins

  • ECO
  • 13 Fevereiro 2022

O Estado ainda não conseguiu cobrar os mais de 26 milhões de euros de dívida ao grupo Jerónimo Martins relativos à Taxa de Segurança Alimentar Mais. Dona do Pingo Doce até já se queixou a Bruxelas.

O Estado ainda não conseguiu cobrar os mais de 26 milhões de euros de dívida ao grupo Jerónimo Martins relativos à Taxa de Segurança Alimentar Mais referente aos anos de 2012 a 2021, avança este domingo o Público (acesso condicionado).

De acordo com o jornal, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária “reclamou de Pingo Doce, Recheio e Hussel as quantias de, aproximada e respetivamente, 24 milhões de euros, 2,22 milhões e 51 mil euros, correspondentes a liquidações da Taxa de Segurança Alimentar Mais relativas aos anos de 2012 a 2021”. Essa taxa tem estado envolta em críticas por parte dos retalhistas, mas o Tribunal Constitucional já se pronunciou pela sua constitucionalidade.

A Jerónimo Martins recusa desde 2012 liquidar esta taxa, tendo apresentado mesmo queixa à Comissão Europeia, no início de 2019. Fonte oficial do executivo comunitário confirmou ao Público a entrada desse processo, informando que está, de facto, “a avaliar a queixa de acordo com os nossos procedimentos-padrão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado incapaz de cobrar 26 milhões à Jerónimo Martins

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião