O que é que a saia e o skate têm em comum? São símbolos de resistênciapremium

Três amigas skaters decidiram misturar o desporto com as saias tradicionais da Bolívia, que tinham pertencido às suas mães e avós, como símbolo de resistência e de modernidade.

A resistência pode manifestar-se nas mais diversas formas. Basta atuar (ou recusar-se a fazê-lo). Na Bolívia, três amigas apaixonadas pelo skatedecidiram tirar o pó às "polleras", as saias rodadas e coloridas das suas mães e avós -- e associadas às tradicionais "cholitas", símbolo da resistência e da tradição do país -- para popularizar a modalidade desportiva, empoderar raparigas, conciliar as diferenças culturais e, no caminho, combater os séculos de estereótipos perpetuados contra as mulheres indígenas do país (e do continente, acrescento). O símbolo dessa resistência? Um dois em um: saia e skate. Ainda que simbolizem, por um lado autenticidade mas, por outro, estigma -- por estarem muito associadas às mulheres indígenas das regiões montanhosas do país --, a ideia de recuperar uma

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.