Ministra espanhola recusa-se a ir a eventos em que seja a única oradora mulher

"Não vou voltar a estar numa fotografia em que seja a única mulher. Não vou voltar a participar num debate em que sou a única mulher", assegurou Nadia Calviño.

A ministra espanhola dos Assuntos Económicos e Transformação Digital, Nadia Calviño, decidiu deixar de participar em eventos em que seja a única mulher oradora.

“Não vou voltar a estar numa fotografia em que seja a única mulher. Não vou voltar a participar num debate em que sou a única mulher”, assegurou a ministra, que é também a primeira vice-primeira-ministra do Governo, enquanto discursava num evento organizado em Espanha esta quinta-feira.

“São muitos os eventos em que sou a única mulher porque sou ministra”, lamentou, citada pelo El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Nadia Calviño, primeira vice-primeira-ministra do Governo espanhol e ministra dos Assuntos Económicos e Transformação Digital.EC Audiovisual Services

Nadia Calviño acrescentou ainda que a questão da representação feminina tem de ser levada muito a sério porque existe um elevado risco de “involução”. “Não podemos continuar a considerar normal que 50% da população não esteja representada” em certos eventos.

Dirigindo-se às empresas, a ministra salientou a importância de integrarem nas suas agendas a igualdade de género, já que, disse, no país todos querem uma participação paritária e uma representação adequada e justa da população.

Além de ministra da Economia, Nadia Calviño é a primeira vice-primeira-ministra do Governo espanhol, tornando-a a mais alta funcionária de Espanha logo a seguir ao primeiro-ministro Pedro Sanchez. As restantes vice-primeiras-ministras, Yolanda Diaz e Teresa Ribera, são também mulheres.

No Eurogrupo, a entidade que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro e da qual Nadia Calviño faz parte, entre os 19 membros, há apenas seis mulheres.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra espanhola recusa-se a ir a eventos em que seja a única oradora mulher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião