Apoio às rendas só chegou a um terço das famílias que o pediram

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2022

No total, os apoios concedidos ao pagamento das rendas por parte dos inquilinos com quebra de rendimentos somaram cerca de 2,5 milhões de euros.

Só perto de um terço das famílias que pediram o apoio do Governo para assegurar o pagamento de rendas por inquilinos com quebra de rendimentos é que o receberam, segundo adianta o Público (acesso condicionado). Falta ainda contabilizar os pedidos de conversão dos empréstimos em apoios a fundo perdido.

Na maior parte dos casos recusados, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) considerou que não se verificava a quebra de rendimentos exigida ou não existia um contrato de arrendamento, outro dos requisitos desse apoio. Este regime foi criado em abril de 2020, no contexto da pandemia, e tinha já recebido críticas dos movimentos de defesa da habitação, que consideravam que a quantidade de requisitos exigidos dificultava o acesso ao apoio.

Quanto aos números finais deste apoio, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação avançou ao diário que, “durante a sua vigência, foram apresentados 2.842 pedidos autónomos, dos quais 1.032 foram aprovados (incluindo prorrogações)”. No total, os apoios concedidos somaram cerca de 2,5 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio às rendas só chegou a um terço das famílias que o pediram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião