Shoppings acolhem startups para dar gás a plano de retoma do retalho

Os cinco vencedores do Programa de Incubação de Retalho poderão agora materializar a sua presença física em shoppings geridos por associados da APCC.

Boreal, Clone by Ana (cosmética Nat), Mineral Organic Crafts, MyLADS e Totale Pizza são os cinco projetos vencedores do “Programa de Incubação de Retalho” lançado pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC). O programa — que recebeu 99 candidaturas — insere-se no Plano de Retoma do Retalho.

“Com o Programa de Incubação de Retalho procurámos ideias inovadoras e sustentáveis que pudessem trazer novas ofertas aos clientes dos Centros Comerciais. Os 99 concorrentes, os 16 semifinalistas e os cinco projetos vencedores provam que há muita capacidade de inovação no setor do retalho em Portugal e que os Centros Comerciais são espaços que atraem novos formatos e projetos”, diz Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC, citado em comunicado.

Os cinco vencedores — a Boreal, Clone by Ana (cosmética Nat), Mineral Organic Crafts, MyLADS e Totale Pizza — poderão agora materializar a sua presença física em Centros Comerciais geridos por associados da APCC que aderiram ao “Programa de Incubação de Retalho”.

Este projeto tem como objetivo “apoiar projetos de retalho inovadores, com viabilidade económica, forte componente de sustentabilidade, aplicabilidade no interior de Centros Comerciais e com potencial de complementaridade no mix da oferta dos Centros Comerciais”.

A APCC conta com 95 Conjuntos Comerciais, que integram 8.600 lojas, em todo o país.

Saiba mais sobre os projetos

  • Boreal: projeto de materiais ecológicos no mercado das capas e acessórios para telemóveis, que pretende dinamizar a compra de produtos biodegradáveis. Os seus produtos são 100% biodegradáveis.
  • Clone by Ana (cosmética Nat): marca portuguesa de cosméticos “aposta numa cosmética artesanal, natural, Vegan”, tanto em produtos para o rosto e corpo, como para casa e lar.
  • Mineral Organic Crafts: marca de ambientadores ecológicos artesanais, feitos à base de pó cerâmico e pigmentos minerais que, com cerâmicas fáceis de “ativar” com a sua essência, evitam o desperdício e o recurso a plástico de centenas de difusores. O packaging é 100% biodegradável, incluindo as soluções anti-quebra, em papel reciclado com “tecnologia patenteada por uma empresa portuguesa que fornece esse material próprio para acondicionar cerâmica.”
  • MyLADS: startup focada nos fãs de desporto, nesta primeira fase nos de futebol, “desenvolve itens colecionáveis patenteados pelos LADS, que são réplicas de equipamentos de futebol que têm associado experiências de realidade aumentada onde os fãs podem aceder através da App My LADS e através dela tirar fotos com jogadores, conhecer os vários recantos do estádio e conhecer estatísticas de jogo dos jogadores.” A startup fechou em julho uma ronda de 7,6 milhões.
  • Totale Pizza: conceito onde o cliente pode escolher a massa, independente da receita. “O seu sistema operativo disponibiliza ao cliente uma pizza em 5 minutos. O conceito demonstra de uma forma única que o fast food pode ser gourmet. Todos os ingredientes são 100% italianos, com exceção dos frescos que são comprados localmente.”

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