DGS recomenda 4.ª dose da vacina contra a Covid para pessoas com imunossupressão grave
Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu uma nota onde recomenda uma quarta dose da vacina contra o coronavírus para pessoas com imunossupressão grave.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu esta quinta-feira uma nota, onde recomenda uma quarta dose da vacina contra o coronavírus para pessoas com imunossupressão grave — que fazem tratamento para doenças autoimunes. Alerta ainda para a importância de vacinação das grávidas com a terceira dose.
“A DGS recomenda a vacinação com doses de reforço em pessoas com imunossupressão grave, que receberam uma dose adicional para completar o esquema vacinal primário, com o objetivo de aumentar a proteção desta população contra a Covid-19″, lê-se no comunicado. O ECO confirmou junto de fonte oficial da DGS que se trata, efetivamente, de uma quarta dose da vacina.
“A vacinação com dose adicional foi anteriormente recomendada à população com imunossupressão, de forma a possibilitar um nível de proteção adequado e idêntico ao esquema vacinal inicial na população em geral“, refere o documento.
A DGS refere ainda que, atualmente, em Portugal, a dose de reforço é recomendada para pessoas com 18 ou mais anos de idade, “estando já as grávidas incluídas na população abrangida”. Contudo, “para a proteção atempada”, a DGS alerta que “a vacinação na grávida é prioritária, pelo risco acrescido de complicações relacionadas com a Covid-19 neste grupo”.
Os dados mais recentes, divulgados a 22 de janeiro, indicam que Portugal já tem mais de 4,8 milhões de pessoas vacinadas com a dose de reforço contra a Covid-19. Por faixas etárias, são as pessoas entre os 70 e os 79 anos que registam uma maior percentagem de vacinados com dose de reforço (95%), seguida dos que têm 80 ou mais anos (93%).
(Notícia atualizada às 19h25 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DGS recomenda 4.ª dose da vacina contra a Covid para pessoas com imunossupressão grave
{{ noCommentsLabel }}