ANA entrega concessão das lojas “duty free” à irlandesa Aer Rianta

Aer Rianta International, uma subsidiária estatal da DAA, inicia em junho a concessão das lojas "duty free" e "duty paid" nos oito aeroportos portugueses.

A ANA – Aeroportos de Portugal escolheu a irlandesa Aer Rianta International (ARI) para ficar com a concessão das lojas duty free e duty paid nos aeroportos nacionais, pondo, assim, fim ao contrato com a Lojas Francas Portuguesas (LFP). Em comunicado enviado esta sexta-feira, a empresa portuguesa explica que esta joint-venture entra em vigor 1 de junho deste ano e vigorará durante sete anos.

A concessão de mais de 34 espaços comerciais está entregue desde 1995 à Lojas Francas Portuguesas (LFP) — criada na sequência de uma parceria entre a Vinci Airports (51%) e a suíça Dufry (49%) –, mas o contrato termina este mês de fevereiro. No ano passado, em julho, a ANA lançou um concurso para a escolha de um novo concessionário e o vencedor está agora escolhido.

Loja duty free no aeroporto do Porto.
Loja duty free no aeroporto do Porto.ANA

A concessão de mais de 34 espaços comerciais, incluindo as lojas âncora duty free, lojas-satélite, e lojas de moda/bebidas, com uma área total de aproximadamente 9.500 metros quadrados, será entregue por sete anos à irlandesa Aer Rianta International (ARI), informou a ANA, em comunicado. A empresa pertence à DAA, uma empresa comercial de aeroportos semi-estatal da Irlanda.

A operação tem início a 1 de junho e o contrato abrange oito aeroportos: Lisboa, Porto, Faro, Madeira, Porto Santo, Ponta Delgada, Santa Maria e Horta.

Do lado da ANA, o CCO Thierry Ligonnière afirma que a concessionária procurava um “parceiro de negócios com experiência na indústria do travel retail [retalho de viagens] e com um forte alinhamento com as prioridades da VINCI Airports”. “Experiências autênticas nas áreas comerciais, inspiradas pela singularidade de cada região, misturando gostos e sabores locais com uma vasta gama de produtos internacionais, e mantendo o nosso foco na proteção ambiental e sustentabilidade nas nossas operações, contribuirão para tornar ainda melhor a viagem dos passageiros nos nossos aeroportos”.

Por sua vez, o CEO da ARI, Ray Hernan, diz-se “extremamente satisfeito e entusiasmado” por ter sido empresa escolhida. “Com mais de 70 anos de experiência no negócio de duty free, iremos trazer o nosso serviço de classe mundial e a nossa extensa gama de marcas para Portugal. Juntamente com a equipa da ANA, iremos proporcionar uma oferta excecional especialmente adequada a cada um dos aeroportos”.

As lojas duty free estão, normalmente, localizadas junto das salas de embarque e desembarque dos aeroportos, vendendo produtos isentos de certos impostos locais ou nacionais. Por vezes os preços mais baixos são aplicados sob a condição de serem levados para fora daquele país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANA entrega concessão das lojas “duty free” à irlandesa Aer Rianta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião