Seguradoras devem reinventar-se apostando no digital, diz Xpand IT
Principais desafios da indústria seguradora passam por transformação digital, cibersegurança, blockchain e talento, conclui o estudo Indústria Seguradora: What’s next?, apresentado pela Xpand IT.
As seguradoras necessitam de reforçar ainda mais a aposta no digital “para crescer e ser mais resilientes no futuro“, aponta a Xpand IT, empresa global especialista em serviços de tecnologia. Modernizar operações e reavaliar os seus sistemas, independentemente das tecnologias que utilizem, sem descurar o cuidado pela segurança cibernética, criando, para isso, uma “infraestrutura digital robusta e ágil“, são condições para as seguradoras prosperarem no futuro, desenvolve a consultora e prestadora de serviços.
Após o período de pandemia “será impossível voltar atrás,” afirma a companhia explicando que o comportamento do consumidor “foi bastante impactado.” Isso vai significar, segundo a Xpand IT, a necessidade de criar novos produtos e serviços, “novos modelos de customer engagement e, acima de tudo, a construção de uma experiência envolvente”. Para isso, as seguradoras devem construir uma “experiência digital e física convincente, num contexto em que os agentes vão desempenhar um papel chave” na jornada do consumidor, através de consultoria e aconselhamento.
“A indústria seguradora foi particularmente impactada pela pandemia, mas o seu futuro é promissor. As seguradoras que reavaliarem os seus modelos de negócio e aproveitarem as suas capacidades digitais para construir experiências mais relevantes e genuínas para os clientes irão prosperar no futuro”, afirma Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT.
A publicação debatida num encontro com participação de representantes da Fidelidade e da Microsoft também lista as principais tendências: personalização, sustentabilidade, inteligência artificial e automação. “A maioria dos consumidores espera agora encontrar experiências sem atritos em múltiplos canais e cada vez mais personalizadas às suas necessidades. Os consumidores estão, também, cada vez mais conscientes do seu impacto na crise climática e, como tal, podem privilegiar seguradoras que enderecem essas preocupações”.
“Com este estudo, o objetivo é contribuirmos com mais informação sobre o atual contexto desta indústria e partilhar a nossa visão para o que poderá ser o futuro das Seguradoras, potenciado pela tecnologia,” explicou Sérgio Viana.
O estudo conclui que as seguradoras têm uma “oportunidade imperdível” para se tornarem mais relevantes para os seus clientes, aproveitando sempre a “tecnologia como facilitador de inovação”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguradoras devem reinventar-se apostando no digital, diz Xpand IT
{{ noCommentsLabel }}