Novo Banco: Há uma nova oferta que pode chegar aos 4 mil milhões
Agora que o Lone Star está em negociações exclusivas com o Governo para a venda do Novo Banco, surge uma nova proposta. Desta vez da Aethel Partners, que oferece quatro mil milhões pelo banco.
Agora que o Governo está oficialmente em negociações exclusivas com o Lone Star para a venda do Novo Banco, surge uma nova proposta. Desta vez da Aethel Partners, uma empresa criada apenas para este efeito. A britânica Aethel fez chegar uma carta de intenções, com uma oferta que poderá alcançar os quatro mil milhões de euros. Mas, deste valor, apenas três mil milhões devem ser recebidos pelo Fundo de Resolução. E o aumento de capital? Também é de mil milhões, o mesmo montante que o fundo norte-americano esta disposto a injetar no banco de transição.
O Jornal de Negócios (acesso pago) avança que há uma nova proposta no processo de venda do banco que resultou da falência do Banco Espírito Santo (BES). Isto depois de o Banco de Portugal ter confirmado que o Lone Star está oficialmente em negociações exclusivas com o Governo para ficar com o Novo Banco — só se estas negociações falharem é que esta proposta ganha validade. A oferta chegou através da Aethel Partners, uma empresa criada pela britânica Aethel apenas para este efeito. O jornal explica que, segundo a carta de intenções pelo Novo Banco entregue ao Governo, pode chegar aos quatro mil milhões.
Mas, desse total, o Fundo de Resolução só deve ficar com três mil milhões, devido a uma série de condicionantes, como as que estão relacionadas com a litigância. Recorde-se que o Lone Star oferecia 750 milhões de euros. Mas o valor caiu assim que deixou de haver uma garantia estatal.
Há também margem para um aumento de capital de mil milhões de euros no banco de transição, o mesmo que foi oferecido pelo fundo norte-americano para capitalizar a instituição financeira. O jornal refere ainda que ninguém comenta esta carta de intenções, incluindo o potencial comprador, o vendedor ou o Ministério das Finanças. Uma oferta que prevê, segundo o Negócios, a manutenção da Aethel Partners no capital do Novo Banco durante um período de cinco anos e em parceria com investidores institucionais, que não foram identificados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Banco: Há uma nova oferta que pode chegar aos 4 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}