BRANDS' TRABALHO Diversidade, igualdade e inclusão na era híbrida

  • PESSOAS + EY
  • 28 Fevereiro 2022

Maristela Abreu, Senior Consultant EY, People Advisory Services, revela as cinco primeiras ações que deve implementar para tornar a sua empresa mais diversa, equitativa e inclusiva.

A era híbrida revolucionou a forma que as empresas implementam os programas de diversidade, igualdade e inclusão. Os últimos dois anos revolucionaram não só a forma de trabalhar, mas também como as empresas cuidam das suas pessoas. No entanto, inúmeras empresas implementaram o Modelo Híbrido de trabalho, que possibilita os colaboradores adotarem o teletrabalho de forma estruturada, assegurando a continuidade (e desenvolvimento) do negócio.

Um dos benefícios dos quais a era híbrida trouxe ao mercado de forma global é que as empresas podem, mais do que nunca, dirigir o seu foco num contexto de atrair e reter talento com mais diversidade e com mais ênfase nas competências e qualificações. Inúmeras empresas estabeleceram um regime de trabalho alternativo e ajustável, sendo então possível incorporar diferentes traços demográficos e culturais para criar diversidade nas equipas, nomeadamente: género, raça, crenças, deficiências (físicas e intelectuais), geração, meio socioeconómico, naturalidade, forma de pensar, estilo de liderança, educação, experiência e vários outros traços não menos importantes. Outrora, o fator “mobilidade” gerava uma barreira ou limitação para contratar/reter as pessoas necessárias.

"Promover a diversidade, igualdade e inclusão (DII) dentro das empresas é muito mais que contratar algumas mulheres ou pessoas com deficiências para preencherem dados estatísticos.”

Maristela Abreu

Senior Consultant EY, People Advisory Services

Promover a diversidade, igualdade e inclusão (DII) dentro das empresas é muito mais que contratar algumas mulheres ou pessoas com deficiências para preencherem dados estatísticos. É, no fundo, garantir que todas as pessoas têm acesso às oportunidades de crescimento e desenvolvimento de forma justa. É criar um ambiente de trabalho em que todas as pessoas têm um sentido de “pertença” à organização, onde as pessoas sentem-se valorizadas e com a capacidade de alcançarem o seu máximo potencial, independentemente das suas características demográficas.

A promoção e implementação de DII traz um impacto significativo de responsabilidade social e empowerment nas empresas, podendo então os líderes aproveitarem todo o potencial da força de trabalho diversificada, tornando numa empresa mais forte, mais inovadora, mais habilitada a melhor servir os clientes e stakeholders. Estudos do Center for Talent Innovation apontam que as empresas que têm equipas com diversidade têm um aumento de 45% do valor no mercado e mais de 70% de sucesso dentro do setor.

diversidade

Percebendo os resultados decorrentes da promoção de DII, algumas empresas podem sentir-se pressionadas para essas políticas dentro das organizações. Apesar desse sentido de urgência ser um combustível que faz com que essas mudanças realmente aconteçam, é importante compreender que essas transformações não acontecem do dia para noite.

Assim, as cinco ações abaixo são fundamentais para iniciar esse processo de transformação:

  • Começar pela gestão de topo;
  • Assegurar o Employee Wellbeing & Safety;
  • Focar em desenvolvimento e coaching das pessoas;
  • Educar as pessoas nesses temas, incentivando conversas sobre D&I;
  • Constituir os agentes da mudança na organização – são essas as pessoas que irão dirigir o foco para o caminho certo.

De forma a transformar e desenvolver uma empresa mais diversa, equitativa e inclusiva, é preciso começar pelo diagnóstico. A EY já desenvolve diversos projetos de diversidade, igualdade e inclusão, sempre atendendo às diferentes necessidades dos clientes. Isso inclui diagnósticos da situação atual da empresa em relação às melhorias em processos seletivos, elaboração e execução de planos de ação com base em prioridades, bem como a monitorização constante da cultura organizacional.

Interessado em saber mais? Subscreva aqui as comunicações da EY Portugal (convites, newsletters, estudos, etc).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diversidade, igualdade e inclusão na era híbrida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião