A nuvem da independência escocesa afunda a libra

  • ECO
  • 27 Fevereiro 2017

Valor da libra desce em relação ao euro e ao dólar sob a ameaça de um novo referendo pela independência da Escócia, no seguimento do Brexit.

A independência da Escócia continua a pairar como uma nuvem de mau agoiro sobre o governo de Theresa May, que já tem bastante com que se preocupar na preparação do Brexit. A primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon veio ameaçar que pode levar em frente um novo referendo sobre a permanência no Reino Unido, pesando na moeda britânica.

A moeda britânica caiu 0,38% para 1,2415 dólares, estando a ceder 0,56% face ao euro (para 1,1731 euros). Isto aconteceu na sequência de o jornal The Times ter citado fontes do governo britânico que garantiram que Theresa May se estava a preparar para aceitar um novo voto dos escoceses, mas só depois de o Reino Unido sair da União Europeia.

A Câmara dos Lordes começa esta segunda-feira uma longa análise da lei que autorizaria May a dar início à retirada do Reino Unido do bloco europeu, e se Nicola Sturgeon, a primeira-ministra escocesa, quiser pedir um novo referendo, este pode vir a realizar-se no verão de 2018, ou seja, precisamente a meio das negociações britânicas com a UE.

É já no próximo mês que tem início o processo de saída formal do Reino Unido da União Europeia e, segundo o jornal The Scotsman, Theresa May pode rejeitar o pedido do segundo referendo escocês. Aliás, já no dia 8 deste mês uma porta-voz da primeira-ministra tinha vindo mostrar-se contra uma segunda ronda na opinião dos escoceses: “Já houve um (referendo). Foi claro, decisivo, legal e ambos os lados acordaram aceitar os resultados”. Referia-se à votação de 2014 em que 55% dos escoceses votaram a favor da manutenção da Escócia no Reino Unido, contra 45% que votaram a favor da saída.

No entanto, esse novo referendo ainda pode chegar a acontecer. “Uma tal decisão poderia causar uma crise constitucional”, avisa o The Scotsman. O jornal refere que alguns ministros têm vindo a ser avisados de que se May concordar com o referendo, então arrisca quebrar o Reino Unido devido a um “atirar a moeda ao ar” em que tanto pode sair independência ou permanência na União Europeia.

De notar que em janeiro, o Supremo Tribunal britânico tinha chegado à conclusão de que, ainda que May tenha tido de se submeter ao parlamento britânico para avançar com o Brexit, os outros parlamentos, da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, não teriam de ser consultados para a decisão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A nuvem da independência escocesa afunda a libra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião