Ranking: Seguradoras americanas de saúde reforçam liderança mundial

  • ECO Seguros
  • 1 Março 2022

O top das seguradoras globais em 2020 foi marcado pelas medidas governamentais de resposta à pandemia. A líder UnitedHealth cresceu vendas em 6%. Veja a lista das 25 maiores do mundo.

As seguradoras de saúde dos Estados Unidos dominam o agora publicado ranking das maiores seguradoras do mundo, estabelecida pela consultora AM Best de acordo com os prémios líquidos emitidos em 2020.

A United Health mantém o 1º lugar do ranking mundial e obteve um crescimento de 6,2% em volume de prémios em relação ao último ano pré-pandemia. A chinesa Ping An manteve o 2º lugar com quase 100 mil milhões de euros de prémios emitidos e a China Life ascendeu ao 3º lugar do ranking, subsituindo a francesa AXA que desceu para o 7º lugar.

A Covid-19 levou as seguradoras saúde americanas a subidas expressivas quanto a receitas, algumas com aumentos de prémios de dois dígitos, como a Humana, com alta de 17,9%, e a passar para a 11ª posição da 12ª posição no ranking, a Health Care Service que ganhou 6 lugares para o 19º lugar do nº 25, com crescimento de 12,1% e a Anthem, com prémios 11,6% acima de um ano antes, subindo para o nº 5 do nº 6. O maior crescimento deu-se, no entanto, na seguradora de saúde Centene que concluiu a aquisição da WellCare Health Plans em janeiro de 2020, o que resultou em um aumento significativo nos prémios refere fonte da AM Best. Dessa incorporação resultou uma subida 49,7% nos prémios e a passagem do 10º para o 4º lugar no ranking mundial.

Além dos aumentos nos preços, o crescimento dos prémios foi, em grande parte, impulsionado por ganhos de adesão em programas governamentais de apoio aos mais desfavorecidos como o Medicaid Managed Care e o Medicare Advantage, explica a AM Best. Segundo a consultora, o crescimento da assistência do Medicaid foi impulsionado pelo aumento no número de indivíduos elegíveis para o Medicaid devido aos impactos económicos do COVID-19, combinados com os Estados que não encerraram membros do Medicaid pelos mesmos motivos.

Duas seguradoras de vida japonesas registaram quebra de vendas em 2020, a Nippon Life caiu para nº18 de 15ª e a Dai-ichi Life caiu para o número 22 do número 19. A explicação da AM Best refere que as vendas domésticas de novos negócios das principais seguradoras de vida japonesas, que normalmente envolvem ​interações presenciais, estiveram limitadas devido ao estado de emergência do país causado pela pandemia de Covid-19.

Entraram para o top25 a alemã HDI na 21ª posição, e as norte-americanas Liberty Mutual na 24ª posição e Progressive Corp na posição seguinte.

Chinesas aumentam ativos, Allianz continua acima do bilião de euros

No que respeita ao ranking por ativos não bancários, a AM Best Classificadas por ativos, as 25 maiores foram observados grandes ganhos de duas seguradoras sediadas na China. A Ping Na subiu de oitavo para o quarto lugar, com seus ativos não bancários a crescer 16,5%. A China Life avançou para a 8ª posição da 10ª posição, com os ativos não bancários a subir 12,2%.

A Allianz continua em 1º lugar com ativos superiores a 1 milhão de milhões de dólares, enquanto a Axa subiu do 3º para o 2º, trocando de posição com a Prudential Financial.

Entre as empresas que tiveram uma queda na posição no ranking, a Nippon Life Insurance caiu para o sétimo lugar, do quinto lugar, mesmo com os ativos não bancários a subir 6,9%. A Federação Nacional de Seguros Mútuos de Cooperativas Agrícolas do Japão caiu para a 19ª posição da 15ª posição, com os ativos a crescer 1,5% e a Japan Post Insurance Co. Ltd. caiu para a 13ª posição da 9ª posição.

Os grandes ganhos de ativos das empresas chinesas foram parcialmente impulsionados pela valorização da sua moeda em 2020, esclarece a AM Best que refere que ao longo de 2020, o reminbi valorizou cerca de 6% em relação ao dólar americano.

Veja as 25 maiores:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking: Seguradoras americanas de saúde reforçam liderança mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião