OMC: Portugal apoia reeleição de Roberto Azevêdo

  • Lusa
  • 27 Fevereiro 2017

Portugal apoia a reeleição do brasileiro Roberto Azevêdo como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio.

Portugal apoia a reeleição do brasileiro Roberto Azevêdo como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, que reiterou a posição portuguesa favorável à regulação multilateral do comércio internacional.

Augusto Santos Silva reuniu-se hoje, pela primeira vez, com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, à margem da sessão de abertura da 34ª reunião do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

No encontro, o governante português reiterou a posição portuguesa, que “é clara, sem nenhuma ambiguidade”. “Somos a favor da regulação multilateral do comércio internacional. Somos a favor do comércio livre e regulado”, afirmou, em declarações à Lusa a partir de Genebra.

Portugal, “ao contrário de outros países, entende que essa regulação multilateral não pode ser substituída por uma lógica de acordos unicamente nação a nação”, acrescentou o chefe da diplomacia portuguesa.

É uma mensagem muito importante nos dias hoje, contra o protecionismo do comércio internacional e a favor da regulação internacional, designadamente da OMC, que é a nossa instância principal de concertação”, referiu Santos Silva.

No encontro, o número dois do Governo português deu nota do apoio à reeleição de Azevêdo para um segundo mandato à frente da OMC, que deverá acontecer esta terça-feira. “O primeiro mandato foi muito bom, representou uma valorização da OMC e Portugal apoiou desde a primeira hora a reeleição do diretor-geral”, disse o ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMC: Portugal apoia reeleição de Roberto Azevêdo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião